segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festival de Etnias do Paraná

Dia primeiro começa o 48° Festival de Etnias do Paraná. O evento reune grupos folclóricos de diferentes locais do mundo que formaram a sociedade paranaense.

Estou colocando o cartaz do evento no post(clique para ampliar). Tenho esperança que um dia o absurdo carnaval de Curitiba seja substituído por um evento como esse.



A parte alemã de Santa Felicidade.

Santa Felicidade é conhecida no país inteiro como o bairro italiano de Curitiba, com seus restaurantes, vinho, artesanato e tudo mais.

Pouca gente sabe, mas em Santa Felicidade, um pouco para frente do Veneza, último restaurante da Av. Manoel Ribas, fica a Gaudenbier, fábrica artesanal de cerveja que é aberta a visitação e permite degustação de chopp fresco.

Nunca fui na Gaudenbier, isso poderá mudar no próximo fim de semana, mas já tomei chopp artesanal fresco e sei que é ótimo. Por outro lado já provei o chopp deles e sei que é muito bom. Vou ter que tirar a prova e colocar em teste minha capacidade de degustação, então fica ai a dica para quem for almoçar em Santa Felicidade, turista ou não.

Gaudenbier
Fone / FAX 41 3273-6666
Av. Manoel Ribas, 7015
Santa Felicidade - Curitiba - PR

Torre da Telepar

Hoje vi que um dos postais de Curitiba estava ganhando uma roupa nova. A torre panorâmica, construída nos anos 90 pela empresa de telefonia do Paraná estava ganhando novos adesivos e virando a Torre Oi.

Curioso, mas mesmo 10 anos passados da privatização da telefonia, a Telepar não deixou de existir, ao menos como nome da torre. Vamos ver se a Oi dá mais sorte e consegue mudar a mentalidade dos conservadores curitibanos. Um fato positivo eles já tem, é muito mais simpático falarmos Torre da Oi que Torre da Brasil Telecom.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Largo Curitiba

Hoje fui ao lançamento do Largo Curitiba, nova área de gastronomia do Shopping Curitiba. O lugar ficou muito legal e marca um interessante reposicionamento do shopping.
Entre as opções gastronômicas tem o Outback, que só inaugura na próxima semana, Amicci, sorveteria Freddo, Hoo Café, Expand e outras.

A única opções que destoa é o Habib's, que está lá a muitos anos, muito antes de surgir o Largo Curitiba e marca os velhos tempo do shopping.

Agora é esperar uns 2 meses para ir ao Outback, assim que as filas começaram a acabar.

Don Max

Hoje voltei a um lugar da minha "infância". O Don Max é um boteco muito estiloso no Água Verde, a poucas quadras da Baixada. Foi um dos primeiros botecos de Curtiba a me chamar a atenção, pois é muito pequeno, sem nenhuma frescura e muito legal.

Lembro que ia ao Don Max semanalmente quando estava no cursinho ou no primeiro ano da faculdade, sempre na esperança de experimentar todas as cachaças que eles tinham no cardápio, o problema é que na época eram mais de 40 e quando voltava para casa não lembrava quais tinha experimentado. A festa acabou quando eles acabaram com a cerveja de garrafas 600ml. Como eu era duro, o preço do chopp inviabilizava as rotineiras idas ao Don Max.

Depois de algum tempo descobri que a mudança era muito mais profunda que uma simples opção logística. O Don Max virou um restaurante de ótima qualidade e com seu habitual charme. Foi o vencedor de alguns prêmios na categoria Bom e Barato da edição Melhor da Cidade da Revista Veja e é uma ótima opçõa para uma refeição de qualidade (refeição para duas pessoas por +- R$ 45).

Outra curiosidade, o Don Max tem esse nome, pois fica na Rua Tenente Max Woff Filho que é um herói brasileiro que lutou na II guerra.

http://www.donmax.com.br/

domingo, 21 de junho de 2009

Nuvens negras no horizonte

Estou assistindo ao Fantástico e daqui a pouco será exibida uma reportagem sobre a compra de apoio político por parte de assessores do então candidato Beto Richa.
A notícia levará ao Brasil um problema que já balançou a estutura da prefeitura de Curitiba durante a semana.
Beto Richa terá que se desdobrar para jogar para baixo do tapete o mensalão da prefeitura. Acho incrível a capacidade dos nossos políticos pisarem no tomate, mesmo quando estão com a eleição na mão. Para quem não sabe, Beto Richa foi eleito com mais de 60% dos votos e acredito que nada faria o quadro se mudar.
Agora fica a pergunta, para que a compra do apoio? O que um apoio que custou apenas R$ 1.600,00 podia render ao prefeito?

sábado, 20 de junho de 2009

Como Deus criou Curitiba

Deus criou o mundo em sete dias, isso todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que Curitiba foi criada no sexto dia.


A bíblia conta que Deus trabalhou por seis dias e no sétimo descansou. No seu cronograma original Curitiba seria criada na tarde do quinto dia, uma sexta-feira, pois obviamente a semana começa na segunda e termina no domingo.


Como ele resolveu caprichar na hora de fazer o Rio de Janeiro e também gastou um tempo a mais em Floripa o dia acabou e Curitiba teve que ficar para o sexto dia (que seria o sábado). Já feliz com a semana produtiva que teve e embalando para o fim de semana Deus decidiu fazer um happy "Hauer" para comemorar suas últimas criações.


Pelos planos originais Curitiba teria um mar paradisíaco, muito sol, um relevo montanhoso, enfim uma beleza. O problema é que Deus estava tão empolgado na comemoração pelo resultado de Rio e Floripa que perdeu a hora e foi dormir muito tarde. No dia seguinte (chegamos ao sexto dia, ou sábado) Deus acordou meio tarde, com uma inexplicável dor de cabeça, boca seca e juntas doloridas. Quando abriu a cortina viu que o dia estava ensolarado e os seus vizinhos Alah e Zeus se preparavam para um churrascão no parque. Pensou que podia ir dar uma volta no jardim do Éden, mas lembrou que tinha trabalho para fazer e meio putiado voltou ao escritório.


Chegando lá não conseguia se concentrar. Queria se livrar rápido de tudo e começou a resolver as coisas meio que no improviso. Quando eram quase seis hora pegou o caso Curitiba e como já estava sem saco decidiu descartar os planos originais. Curitiba não teria mais praia, pq trazer toda aquela água ia levar muito tempo. Montanhas também foram descartadas, pois levaria horas para esculpir todas. Sol teria, mas quase nunca nos fim de semana, pq se ele que era Deus estava perdendo um sabadão de sol por causa de Curitiba nada mais coerente que Curitiba perder seus sábados de sol por vontade de Deus. Passou o dedo por cima da terra e fez quase que uma planície. Só percebeu que o Rio Iguaçu estava nascendo perto do mar e correndo no sentido contrário, para dentro do continente, quando estava desligando o computador. Para não ter que refazer todo o trajeto do rio decidiu criar um buraco que engoliria toda a água e chamou o chuncho de Cataratas do Iguaçu, fechou o computador e levantou.


Mas Deus é um cara legal, todo misericordioso, e quando estava chegando perto da porta pensou: - Não posso fazer isso com os caras, pô. Então ele voltou, ligou o computador e jogou em Curitiba alguns arquitetos. Deus sabia que não iam resolver a parada da mesma forma que ele, mas seus estagiários iriam fazer algumas obras para deixar a cidade um pouco mais legal.


Deus voltou para casa e dormiu. A ressaca tava brava e no outro dia ele não fez nada. Tirou o domingão para descansar.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carnaval em Curitiba.

Há um bom tempo estou devendo uma postagem de fotos do carnaval de Curitiba. Como está frio pra caramba resolvi postar as fotos para que a alegria contagiante dos carnavalescos curitibanos aqueçam nosso inverno.

Vou simplesmente reproduzir fotos e textos de um mail que recebi do carnaval 2008. Como não sei quem é o autor da façanha não poderei dar os devidos créditos.

ABERTURA ANIMADA


O FANTÁSTICO E ANIMADO REI MOMO!!!


SEIOS DE FORA!!!



QUIESITO FANTASIAS




HIPER ANIMAÇÃO


PROVA VIVA DA ANIMAÇÃO DO PÚBLICO!


COMISSÃO ORGANIZADORA EXULTANTE COM O EVENTO


????


O CONFORTO DO JURI


RAINHA DA BATERIA


COMISSÃO DE FRENTE



PASSISTA TORRADA





quinta-feira, 11 de junho de 2009

Inverno 2009

O inverno ainda nem chegou, mas já estamos encarando um bom frio.
Quando era criança lembro que o inverno de Curitiba durava uns 6 meses de frio praticamente ininterrupto. Com o tempo isso mudou e agora baixas temperaturas sempre são seguidas de ondas de calor, mas nesse ano já temos umas 3 semanas de temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus.

Para aproveitar um dia realmente frio fui ao Barigui bater algumas fotos. Esse é um programa que realmente recomendo, afinal o parque fica muito mais bonito quando tem geada.

Vou aproveitar o post para dar os créditos da nova foto que estou usando na abertura do blog. Ela foi feita pela Gi na mesma manhã que fiz as fotos do Barigui, mas como ela acorda mais cedo chegou antes do sol nascer e conseguiu uma foto muito bonita.

















terça-feira, 9 de junho de 2009

Cidade Européia

Curitiba se acha européia e todo curitibano que se preze tem um tipão europeu.

Tem o Curitibano tipão inglês, que quase não fala com os vizinhos, se preocupa muito com as aparências e repara demais na vida dos outros.

Tem o curitibano tipão alemão, que acha que é superior, adora uma cerveja com vina, carne de onça e dança marchinhas.

Tem o curitibano tipo italiano, que vive em família, adora macarronada de Santa e volta e meia quebra o pau com a família para no minuto seguinte estarem abraçados chorando.

Tem o curitibano tipo sueco, que não joga lixo na rua, se preocupa com os monumentos históricos e é muito reservado.

Tem o curitibano tipo francês, que acha que sua cidade é a mais bonita, linda, charmosa, importante e interessante do mundo.

Tem também o curitibano tipo albanês, que passa fome, dorme ao relento, sofre com o frio e é tratado com preconceito pelos outros curitibanos europeus.

Realmente somos um pedacinho da Europa cravados no sul do Brasil.