quarta-feira, 29 de julho de 2009

Música da Idade Média.

Mais uma postagem de realese feita na cara dura. Como gosto do som medieval e pretendo ir ao evento vou simplesmente postar a notícia como forma de divulgar. Também será um boa oportunidade de conhecer a Capela Santa Maria.

A Capela Santa Maria em Curitiba será o palco do concerto Ibéria de música da idade média nos dias 12 e 13 de agosto. Depois de 12 anos do último festival de música antiga da cidade, que já foi referência neste tipo de música no Brasil, a união do Coro Feminino Collegium Cantorum e do grupo Endriago possibilita à população uma rara oportunidade de conhecer músicas medievais que foram importantes no surgimento das línguas ibéricas, dentre elas, o português, espanhol, catalão e galego.
Ibéria tem seu repertório baseado em três manuscritos da Península Ibérica do Século XII, XIII e XIV( Cantigas de Santa Maria,Cantigas de Amigo e Cantigas de Peregrinos ), onde a música Ibérica “inventa” seu feminino, através dos cânticos em louvor a Virgem Maria e trovas cantadas em voz literária feminina, apresentando a mulher à espera de seu amado. Nesta época as histórias eram contadas através da música, pode-se dizer que o cotidiano era organizado com o uso da música, a religiosidade era muito forte, o feminino e o amor finalmente começavam a existir. As letras e nos manuscritos registravam estas expressões culturais, fala Ana Cristina Lago, diretora artística do coro.
O concerto reúne dois grupos em um mesmo objetivo, proporcionar uma experiência de apreciação da música medieval ao público curitibano. É a junção dos instrumentos usados pelo Grupo Endriago como gaita de foles (galícia), alaúde (árabe) e outros de origem brasileira como alfaia de maracatu, viola de cocho e a vozes femininas do Collegium Cantorum, dando a possibilidade das pessoas conhecerem as músicas que colaboraram para a formação da nossa língua e de nossa cultura.
Outras características do concerto é o uso dos espaços interno e externo da Capela Santa Maria para a interpretação cênica das músicas, criando um cenário ideal da idade média, onde a música era tocada em basicamente dois ambientes: a Igreja, incorporada aos ritos litúrgicos que eram praticamente espetáculos ,em seu melhor sentido; e ao ar livre, espaço por excelência da tradição oral e da música e costumes mais populares e autônomos, comenta Carlos Ramos , diretor artístico do grupo Endriago. No dia 14 de agosto acontece na Capela um workshop para os interessados em aprender sobre este tipo de música, as inscrições podem ser feitas nos dias do concerto.

Os manuscritos registram a Cultura

Cantigas de Santa Maria é um manuscrito com mais de 400 cantigas coletadas, modificadas e composta pelo Rei Afonso X, 'el Sábio'. Dedicadas à Virgem Maria foram escritas em galego-português em uma época em que as poesias só tinham importância se fossem escritas em língua d'oc ou d'oil, originarias de regiões onde hoje é a França. O manuscrito é um marco da independência cultural Ibéria. Já as Cantigas de Amigo são um tesouro da língua galego - portuguesa. Foram escritas por homens, no entanto em voz literária feminina, o que é uma exceção no trovadorismo medieval. A mulher surge nestas cantigas em primeira pessoa, cantando seus amores junto à natureza. A religiosidade é a base das Cantigas de Peregrinos. No Livro Vermelho de Montserrat (séc. XIV) estão registradas diversas músicas, recomendadas aos peregrinos para as cerimônias realizadas no pátio da abadia. coNessas canções temos um registro da origem da língua catalã.

Grupos Collegium Cantorum e Endriago
O Coro Feminino Collegium Cantorum foi fundado em Curitiba por Helma Haller em 2000. A pesquisa e divulgação da música de concerto paranaense e brasileira, incluindo a estréia e divulgação das obras dos compositores contemporâneos brasileiros, tem sido seu passaporte para o destaque nacional e internacional, pelas propostas musicais carregadas de ineditismo e refinamento de interpretação. As integrantes do conjunto são musicistas profissionais, na sua maioria atuante na área pedagógica, e que desta forma se mantém em dia em sua própria atuação artística. Constam em seu repertório cerca de 200 obras e o grupo conta com mais de 150 eventos realizados em seus nove anos de existência, sendo sua principal na seleção, na América, para representar o Brasil no Internationale Festtage Geistlicher Chormusik, na Alemanha. Com a Akademiechor und Orchester Stuttgart, apresentou dois concertos na Suíça, nos quais contou com público de 7000 ouvintes. Em janeiro de 2008 lançou o seu primeiro CD - Ecos da Fé na Alma Brasileira. O Grupo ENDRIAGO é único especializado em música da Idade Média em Curitiba. Faz trabalho de pesquisa intenso sobre a música antiga. Alguns de seus instrumentos, tal como a Tromba Marina foram construídos através de pesquisa no laboratório de beneficiamento da madeira da Universidade Federal do Paraná. Participam de diversos festivais divulgando a música antiga aos mais diversos públicos. [contato@tmkambiental.com.br]

Serviço:

CONCERTO IBÉRIA – CURITIBA
Data: 12 e 13 de agosto de 2009
Hora: 20h30
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - (esquina Mal. Deodoro) Curitiba, PR
Informações: Tel. 3321-2841
Ingressos: R$ 10,00 - ou R$ 5,00 mais 1kg de alimento não perecível
Workshop, dia 14, de 14 as 18h /Informações e inscrições: 99015456 ou 30775476 com Carlos Ramos.

Nenhum comentário: