segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Himalaia curitibano.

Se Curitiba fosse o mundo o Pilarzinho seria o Himalaia.

Essa frase foi postada no twitter, na série Se Curitiba fosse o mundo. Bem, conheci um pouco mais do Pilarzinho esse final de semana e essa brincadeira não saiu da minha cabeça. Participei do revezamento entre parques organizado pela SMEL e durante um trecho da prova tive a nítida sensação que corria pelo Himalaia.

O Pilarzinho é um bairro quase rural de Curitiba. Tem características de cidade do interior, com casas antigas e terreno montanhoso. As ruas são tortas e pouco planejadas, mais uma prova dessa "vocação" rural. O maior contraste das suas ruas e casas antigas são as novas e modernas construções. Trata-se de um bairro que aos poucos é descoberto pelos curitibanos e de uma região que tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Só para se ter ideia na região norte estão os parques mais bonitos de Curitiba, como a Tanguá, Bosque do Alemão e Tingui. Esses parques não ficam exatamente no Pilarzinho, mas próximos a ele, em bairros com geografia parecida.

Outra dádiva desse bairro é a visão dos prédios do centro no horizonte, normalmente cortada por uma linha espessa de pinheiros que estão num fundo de vale, entre o Pilarzinho e o resto de Curitiba.

Uma corrida de pouco mais de uma hora selou um sonho. Ainda morarei em uma encosta do Himalaia curitibano.

Nenhum comentário: