quinta-feira, 30 de julho de 2009
Chery em Curitiba
Não sei até que ponto isso é bom, mas a verdade é que o perfil de Curitiba e do Paraná mudou muito nos últimos anos. Estamos cada vez mais um estado industrializado, até na agricultura, onde somos um estado agroindustrial.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Paul McCartney em Curitiba.
Pois bem, acabei de ler no site da globo.com que existe a possibilidade dele vir ao Brasil e Curitiba estaria inclusa na turnê. Fica agora a dúvida de onde será feito o show.
Como a pedreira infelizmente está interditada, pois alguém que mora por ali não gosta de barulho, Curitiba virou uma cidade sem área para grandes shows. Também não temos ginásios para eventos de grande porte e os nossos estádio não são muito usado para shows.
Pode ser que o ex-Beatle, após se apresentar sobre a marquise de um teatro de Nova York esteja querendo fazer shows em lugares inusitados, por isso escolheu voltar à Curitiba. Se esse for seu objetivo, lugar não vai faltar. Poderá fazer show no estacionamento de um supermercado, como o Oasis ou então um show completamente acústico numa pedreira fechada e vazia, afinal o importante para a cidade é não incomodar os vizinhos.
Música da Idade Média.
A Capela Santa Maria em Curitiba será o palco do concerto Ibéria de música da idade média nos dias 12 e 13 de agosto. Depois de 12 anos do último festival de música antiga da cidade, que já foi referência neste tipo de música no Brasil, a união do Coro Feminino Collegium Cantorum e do grupo Endriago possibilita à população uma rara oportunidade de conhecer músicas medievais que foram importantes no surgimento das línguas ibéricas, dentre elas, o português, espanhol, catalão e galego.
Ibéria tem seu repertório baseado em três manuscritos da Península Ibérica do Século XII, XIII e XIV( Cantigas de Santa Maria,Cantigas de Amigo e Cantigas de Peregrinos ), onde a música Ibérica “inventa” seu feminino, através dos cânticos em louvor a Virgem Maria e trovas cantadas em voz literária feminina, apresentando a mulher à espera de seu amado. Nesta época as histórias eram contadas através da música, pode-se dizer que o cotidiano era organizado com o uso da música, a religiosidade era muito forte, o feminino e o amor finalmente começavam a existir. As letras e nos manuscritos registravam estas expressões culturais, fala Ana Cristina Lago, diretora artística do coro.
O concerto reúne dois grupos em um mesmo objetivo, proporcionar uma experiência de apreciação da música medieval ao público curitibano. É a junção dos instrumentos usados pelo Grupo Endriago como gaita de foles (galícia), alaúde (árabe) e outros de origem brasileira como alfaia de maracatu, viola de cocho e a vozes femininas do Collegium Cantorum, dando a possibilidade das pessoas conhecerem as músicas que colaboraram para a formação da nossa língua e de nossa cultura.
Outras características do concerto é o uso dos espaços interno e externo da Capela Santa Maria para a interpretação cênica das músicas, criando um cenário ideal da idade média, onde a música era tocada em basicamente dois ambientes: a Igreja, incorporada aos ritos litúrgicos que eram praticamente espetáculos ,em seu melhor sentido; e ao ar livre, espaço por excelência da tradição oral e da música e costumes mais populares e autônomos, comenta Carlos Ramos , diretor artístico do grupo Endriago. No dia 14 de agosto acontece na Capela um workshop para os interessados em aprender sobre este tipo de música, as inscrições podem ser feitas nos dias do concerto.
Os manuscritos registram a Cultura
Cantigas de Santa Maria é um manuscrito com mais de 400 cantigas coletadas, modificadas e composta pelo Rei Afonso X, 'el Sábio'. Dedicadas à Virgem Maria foram escritas em galego-português em uma época em que as poesias só tinham importância se fossem escritas em língua d'oc ou d'oil, originarias de regiões onde hoje é a França. O manuscrito é um marco da independência cultural Ibéria. Já as Cantigas de Amigo são um tesouro da língua galego - portuguesa. Foram escritas por homens, no entanto em voz literária feminina, o que é uma exceção no trovadorismo medieval. A mulher surge nestas cantigas em primeira pessoa, cantando seus amores junto à natureza. A religiosidade é a base das Cantigas de Peregrinos. No Livro Vermelho de Montserrat (séc. XIV) estão registradas diversas músicas, recomendadas aos peregrinos para as cerimônias realizadas no pátio da abadia. coNessas canções temos um registro da origem da língua catalã.
Grupos Collegium Cantorum e Endriago
O Coro Feminino Collegium Cantorum foi fundado em Curitiba por Helma Haller em 2000. A pesquisa e divulgação da música de concerto paranaense e brasileira, incluindo a estréia e divulgação das obras dos compositores contemporâneos brasileiros, tem sido seu passaporte para o destaque nacional e internacional, pelas propostas musicais carregadas de ineditismo e refinamento de interpretação. As integrantes do conjunto são musicistas profissionais, na sua maioria atuante na área pedagógica, e que desta forma se mantém em dia em sua própria atuação artística. Constam em seu repertório cerca de 200 obras e o grupo conta com mais de 150 eventos realizados em seus nove anos de existência, sendo sua principal na seleção, na América, para representar o Brasil no Internationale Festtage Geistlicher Chormusik, na Alemanha. Com a Akademiechor und Orchester Stuttgart, apresentou dois concertos na Suíça, nos quais contou com público de 7000 ouvintes. Em janeiro de 2008 lançou o seu primeiro CD - Ecos da Fé na Alma Brasileira. O Grupo ENDRIAGO é único especializado em música da Idade Média em Curitiba. Faz trabalho de pesquisa intenso sobre a música antiga. Alguns de seus instrumentos, tal como a Tromba Marina foram construídos através de pesquisa no laboratório de beneficiamento da madeira da Universidade Federal do Paraná. Participam de diversos festivais divulgando a música antiga aos mais diversos públicos. [contato@tmkambiental.com.br]
Serviço:
CONCERTO IBÉRIA – CURITIBA
Data: 12 e 13 de agosto de 2009
Hora: 20h30
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - (esquina Mal. Deodoro) Curitiba, PR
Informações: Tel. 3321-2841
Ingressos: R$ 10,00 - ou R$ 5,00 mais 1kg de alimento não perecível
Workshop, dia 14, de 14 as 18h /Informações e inscrições: 99015456 ou 30775476 com Carlos Ramos.
terça-feira, 28 de julho de 2009
O julho mais chuvoso do milênio em Curitiba
O título do post pode ser bem sensacionalista, mas não chega a ser mentira. Desde 1990 não chovia tanto em um mês de julho, ou seja, desde o milênio passado.
Esse mês já caiu 166,5 mm de água em Curitiba, a média para esse período do ano é de apenas 88mm e o fênomeno acontece, pois várias frentes frias estão estacionadas sobre a cidade. Diria que temos um congestionamento, só pode.
Mobile Homme
A apresentação faz parte do Ano da França no Brasil e abaixo estou postando uma nota com mais informações.
Espetáculo itinerante e aéreo, esta atração inédita de grande envergadura, integra proeza, artes plásticas e música.
A encenação remete aos tempos de criança, onde sonhávamos inocentes frente a um móbile em movimento com seus pequenos personagens que se balançam na ponta de um fio de nylon ao menor movimento de ar… Imagine o mesmo móbile feito com soldados de chumbo, mas de carne e osso. Tudo isso pendurado sob um arco, uma ponte, ou elevado por uma grua. Imagine que uma trapezista venha fazer evoluções no meio desta cascata aérea e semear um vento de loucura graciosa….
O Mobile Homme é apresentado pela Companhia de Teatro de Rua Transe Express e possui uma mecânica orquestrada de um ritmo bem adaptado e rodado, uma onda de Tambores impressionante. A apresentação ocorrerá no dia 1º de agosto, às 18h, em frente ao Palácio do Governo no Centro Cívico de Curitiba.
Espetáculo de rua fascinante, que já percorreu diversas cidades no mundo inteiro, agora chega à Curitiba. Assistir ao Móbile Homme é uma experiência incrivelmente emocionante, um verdadeiro show que encanta a todas as gerações!
“Móbile Homme” será patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, sistema FIEP e FESP, e conta com o apoio da Aliança Francesa, ACP – CONCEX, Consulado Francês, Erepar, Câmara de Comércio Brasil-França e Restaurante DUO Cuisine.
Informações: (41) 3223 0355
Diabólica.
Semana passada foi realizada a festa de lançamento da cerveja Diabólica que passará a ter sua distribuição ampliada.
A Diabólica é uma cerveja curitibana feita com sete tipos de malte diferentes e que passa por um processo chamado “Dry Hopping”, que é a adição de lúpulo no final do processo de fermentação. Ela é uma cerveja tipo Indian Pale Ale, sua cor é avermelhada e seu teor alcoólico é de 6,66º, dai o nome.
Nesse primeiro momento a cerveja será encontrada na Cervejaria da Villa, Carocha Bar, Sláinte Irish Pub, Armazém da Serra, e em breve sua distribuição será ampliada.
PS: Esse post foi dica de um dos leitores mais assíduos do Blog, Rogério Dumke, mas infelizmente não consegui postar antes da festa. Valeu pela dica Dumke e para me retratar do atraso te pago uma Diabólica um dia desses.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Imax Curitiba II - horários e sinopse
Existem dois filmes em cartaz, Harry Potter e a Estação Espacial. O primeiro é o mesmo lançamento que pode ser visto em qualquer sala de cinema do mundo, porém com 12 minutos de efeitos 3D. Já o filme Estação Espacial é uma espécie de documentário sobre a viagem entre a Terra e a ISS(estação espacial internacional).
Sinopse:
Estação Espacial.
ESTAÇÃO ESPACIAL é a primeira jornada cinematográfica à Estação Espacial Internacional (ISS) onde os espectadores poderão experimentar a vida a bordo da estação em gravidade zero.
Transportados pela magia da tecnologia IMAX, o espectador viaja com os astronautas e cosmonautas do Centro Espacial Kennedy na Flórida e do Cosmodrome Baikonur na Rússia, para encontrar sua nova casa a 354 quilômetros acima da Terra.
A Estação Espacial é uma maravilha tecnológica, inigualável em esforço e desafio, e representa uma cooperação internacional única para criar um local de pesquisa permanente no espaço.
Estação Espacial 3D traz a história do maior feito tecnológico e científico desde o pouso do homem na Lua – a construção da Estação Espacial Internacional. Uma missão de cooperação global entre 16 nações e que agora os espectadores do IMAX podem acompanhar, guiados pelos astronautas da ISS.
Duração: 47 minutos.
Censur: livre.
Gênero: Aventura.
Horários: diariamente ao meio dia.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch).
OBS: 12 primeiros minutos de cenas em 3D.
Duração: 153 minutos.
Censur: 12 anos.
Gênero: Aventura.
Horários: 13:20, 16:25, 19:30, 22:35.
sábado, 25 de julho de 2009
Curitiba, o turismo e o passado.
Hoje Curitiba se tornou uma cidade com capacidade de atrair turistas graças a diversas obras e serviços. Essa reestruturação recente fez com que as antigas opções turísticas de Curitiba fossem esquecidas.
Lembro que nos anos oitenta Curitiba devia receber uma quantidade 10 vezes menor de turistas e os programas não eram dos mais legais. De fato melhoramos muito, mas vou postar alguns dos antigos programas para os saudosistas de plantão matar as saudades.
Caixa d'Água do Alto da XV - Fica numa região alta da cidade e era possível ver um skyline com os prédios do centro ao fundo. Era parada quase obrigatória para os ônibus de turismo, mas perdeu o encanto. Hoje a Caixa d'Água é muito mais um referencial de uma Curitiba de outros tempo que um ponto de atração.
Bondinho da XV - Outro que ainda existe, mas já não funciona. O bondinho era uma espécie de estacionamento de crianças, que eram deixadas pelos pais que iam às compras no calçadão. Durante muitos anos foi o principal cartão postal da cidade.
Relógio das Flores - Inaugurado em 1972 é um relógio com 6m de diâmetro que fica no Largo da Ordem. Durante os anos 70 e 80 foi um símbolo da cidade, porém hoje é um pouco esquecido. Pelas minhas lembranças até os anos 90 as pessoas iam ao Largo para ver o relógio, hoje as pessoas vão ao Largo e vem o relógio, sem saber muito do que se trata.
Rua 24 Horas - Essa é conhecida até hoje, mas está completamente abandonada. A 24 horas é um motivo de vergonha para qualquer curitibano, pois foi muito importante no posicionamento de Curitiba como uma cidade moderna e hoje está completamente abandonada. Foi fechada para reforma em 2007, mas ninguém quer assumir o elefante branco e virou um monumento ao abandono, concentração de moradores de rua e consumidores de droga. O mais preocupante é que muitos turistas ainda vão ao local.
Bom, esses são os pontos que me recordo. Será que existem outros que até eu já tenha esquecido?
Plano Plurianual de Curitiba.
Prezado cidadão,
Nos últimos anos você tem participado da administração municipal, enviando sugestões e comentários para as Leis Orçamentárias anuais. Essas sugestões se transformam em obras, ações e serviços da Prefeitura Municipal de Curitiba, para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Agora, mais uma vez, contamos com sua participação nas discussões do Plano Plurianual 2010-2013, que vai planejar as ações e obras prioritárias para os próximos quatro anos e da Lei Orçamentária Anual para 2010 em Curitiba.
Você pode participar pela internet. Para sugestões ao Plano Plurianual clique em http://planoplurianual.curitiba.pr.gov.br ) e novamente clique no link http://loa.curitiba.pr.gov.br para participar da Lei Orçamentária Anual de 2010 ou diretamente nas consultas e debates públicos que ocorrerão nas Administrações Regionais da Prefeitura, de 28 a 30 de julho de 2009 (veja agenda abaixo).
Sua opinião é muito importante.
Muito obrigado.
Prefeitura Municipal de Curitiba
Para mais informações, acesse a página da Prefeitura de Curitiba na internet: www.curitiba.pr.gov.br
Agenda:
Dia 28/07/ 2009 - terça-feira das 19h às 21h - Consultas e Debates
A.R. Pinheirinho - Rua da Cidadania do Pinheirinho - Rua Winston Churchill, 2033
A.R. Matriz - Rua da Cidadania da Matriz - Praça Rui Barbosa
A.R Boa Vista - Rua da Cidadania do Boa Vista - Av. Paraná, 3600
Dia 29/07/ 2009 - quarta-feira das 19h às 21h - Consultas e Debates
A.R Cajuru - Escola Municipal - Prefeito Omar Sabbag - Rua Pedro Bocchino, 140
A.R CIC - Rua da Cidadania da CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460
A.R Portão - Rua da Cidadania Fazendinha - Rua Carlos Klemtz,1.700
Dia 30/07/2009 - quinta-feira das 19h às 21h - Consultas e Debates
A.R Santa Felicidade Rua da Cidadania Santa Felicidade - Via Vêneto, s/n�
A.R Boqueirão - Terminal do Carmo
A.R Bairro Novo Rua da Cidadania Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1.700
Cidade turística.
Esse post é dedicado ao Chico. O Chico é um amigo curitibano que desconhece completamente o potencial turístico de Curitiba. Não culpo o rapaz, afinal quem é daqui pode achar estranho alguém que saia de sua cidade para passar férias em Curitiba.
O que o Chico e muitos outros curitibanos não sabem é que a qualidade de vida de Curitiba é o nosso principal cartão postal. Segundo levantamento do buscador de viagens Mundi (www.mundi.com.br)Curitiba é o décimo destino mais procurado por brasileiro para as férias de julho. Na região sul ficamos atrás apenas de Gramado. Entre as outras 8, cinco ficam no nordeste e as outras três são Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York. Isso também mostra que Curitiba é a segunda cidade do Brasil para quem busca o frio.
A fonte não tem muito valor científico, mas reflete algo que já é bem visível. Curitiba conseguiu conquistar espaço no turismo nacional.
Ranking das cidades mais procuradas segundo o buscador Mundi:
1° lugar - Rio de Janeiro (RJ)
2° lugar - Gramado (RS)
3° lugar - São Paulo (SP)
4° lugar - Salvador (BA)
5° lugar - Fortaleza (CE)
6° lugar - Recife (PE)
7° lugar - Natal (RN)
8° lugar - Nova York (EUA)
9° lugar - Porto de Galinhas (PE)
10° lugar - Curitiba (PR)
Disque turismo.
O disque turismo é um serviço que oferece informações sobre os roteiros turísticos e auxílio a turistas. O atendimento é feito 24 horas por dia, sete dias da semana e em quatro idiomas diferentes, português, inglês, espanhol e francês.
O número para atendimento é (41) 3352-8000
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Imax Curitiba
O Imax é um cinema com uma super tela côncava e também tem capacidade para exibição de filmes 3D. Para se ter uma idéia do tamanho da tela, as salas de cinema convencionais têm telas com uma área média de 50 m². Já o Imax tem uma tela com 300m².
Para quem quiser conhecer o Imax fica no Shopping Palladium, mais informações no www.shoppingpalladium.com.br
Fiz um post atualizado sobre a programação do Imax. Se você está procurando a sinopse e o horário dos filmes procure pelo post Imax II
Ruas de Curitiba
O legal é que além do próprio Affonso Camargo existem muitos outros políticos da época que hoje são ruas.
O vídeo vale a pena para ver as ruas no passado e rostos de ruas atuais.
terça-feira, 21 de julho de 2009
A fila na Linha Turismo.
Segundo uma reportagem da Gazeta do Povo, só na Praça Tiradentes, mais de duzentas pessoas esperavam a chegada dos ônibus. A prefeitura disponibilizou uma quantidade extra de carros, porém como não eram os "double decks" os passageiros se recusavam a embarcar.
Não me recordo desse tipo de problema ter ocorrido em qualquer outro momento, mas fica evidente que agora que a cidade está despontando como opção turística precisamos tomar mais cuidado com o serviço que oferecemos, afinal quem vem a Curitiba não está buscando sol, praia e agitação, mas sim organização, estrutura e serviços, pois é essa a imagem que vendemos, e para mantermos temos que corrigir problemas como esse.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Harry Potter e o Bonde.
Poucos dias atrás escrevi sobre a volta da circulação de bondes em Curitiba. No texto falei que achava que os bondes estavam ligados a personalidade de Curitiba e realmente acho isso.
Hoje vi uma notícia que me deixou realmente puto. Adesivaram o bondinho da XV como uma ação de divulgação do filme Harry Potter.
Na verdade não estou inconformado pelo que foi feito com o bondinho, mas sim pq não fui eu quem fiz.
A adesivagem foi obra da Espaço/Z e certamente entrará para a história da publicidade curitibana. Curitiba é muito rigorosa com a publicidade ao ar livre e outra ação como essa dificilmente será repetida. E ainda no embalo a cidade sai ganhando, pois após o término da ação o bonde será restaurado.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Geladeira. O lugar mais quente da cidade.
Estamos desde maio embaixo de agasalhos, sem calor, veranícos ou qualquer outro sinal de um país tropical. Estamos num inverno como a alguns anos não tínhamos e isso é muito bom.
Quem não gostar pode entrar na geladeira e esperar o frio passar, lá por setembro.
A nova Riachulo.
A rua já foi uma das principais de Curitiba, mas acabou virando passagem do Expresso, matando o comércio de degradando a região. Agora a prefeitura pretende investir na capacitação dos lojistas e revitalização da rua, iluminação e outras coisitas mais para devolver a Curitiba a Riachuelo que todos merecemos.
Imagino a rua com bonde, iluminação e barzinhos num verão próximo, após algum evento no Paço. Vai ser pra lá de legal.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
A torre, a Oi e o tomate.
Curitiba é uma cidade muito bonita durante a noite. Vários prédios, monumentos e praças recebem iluminação cenográfica para ficarem ainda mais bonitos e assim embelezar a cidade. Isso acontece em várias regiões da cidade, Largo da Ordem, Tiradentes, Centro Cívico, Mercês, Botânico e assim vai.
Infelizmente nos últimos dias percebi que um postal da cidade está apagado. A poucos dias escrevi que Oi havia assumido o controle da Torre da Telepar e estava fazendo algumas mudanças como a aplicação de adevisos com sua logomarca, mas o que não sabia é que as mudanças passariam pela infeliz descaracterização da cidade.
O curioso é que os únicos pontos de luz que iluminam a torre durante a noite são exatamente os holofotes sobre a logomarca. Não dá para deixar de falar que é uma atitude de extrema arrogância e avareza.
Avareza, pois para economizar um valor insignificante para uma empresa do porte da Oi simplesmente descaracterizam a cidade e arrogância, afinal os forastasteiros mau chegaram e já se dão o direito de acabar com uma tradição de quase vinte anos.
Não dá para deixar de criticar essa enorme pisada no tomate da Oi com o Paraná.
imagem: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=346726
terça-feira, 7 de julho de 2009
Inscrições para Festival de Inverno de Antonina até terça, 7
Os interessados em participar das oficinas do 19º Festival de Inverno da UFPR devem inscrever-se até esta terça-feira, 7. O festival será em Antonina, de 12 a 18 de julho.
Serão 35 oficinas abertas à comunidade em geral e não há necessidade de ser ligado à UFPR para participar.
Veja como fazer a inscrição:
• Na Coordenadoria de Cultura da UFPR (Prédio Histórico na Praça Santos Andrade em Curitiba, 3º andar) — das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30;
• No Theatro Municipal de Antonina (Rua Carlos Gomes da Costa, s/n.º) — das 9h às 15h;
• Ou pela internet, no site do Festival — www.proec.ufpr.br/festival2009.
Uma opção barata para participar das oficinas é se hospedar nos alojamentos do festival. A taxa de hospedagem para participantes das oficinas adultas em alojamentos do festival é de R$30, e as vagas são limitadas.
Conheça as oficinas
Entre as oficinas para o público a partir de 15 anos, o Festival oferece aulas de Gravura Japonesa (UKYO-E) — conhecida também como xilogravura a base d’água, o ukyo-e é uma arte japonesa introduzida no ocidente através dos artistas impressionistas
A oficina “Mãos nas obras II” tem como objetivo a montagem de uma exposição dos trabalhos realizados nas oficinas, propiciando aos participantes a experiência completa de um Conselho Curatorial.
O festival oferece também neste ano a oficina de Produção Musical e Discotecagem de Hip Hop, que pretende ensinar aos participantes a fazer suas próprias produções, discotecando e conhecendo os termos técnicos e especificidades que ajudarão a se relacionar melhor com o mundo da música e da produção sonora.
A vivência de jornalismo diário, reproduzindo as rotinas de uma redação e acompanhamento do processo de planejamento e fechamento de um jornal que circulará pelo público Festival (pelo menos 40 mil pessoas) é o objetivo da oficina Caranguejo — Jornalismo Impresso.
Outra oficina que já é tradição é a de Cerâmica Regional, e faz um resgate cultural da cerâmica no Paraná. O forno utilizado para a queima das peças está em Antonina desde a primeira edição do Festival, em 1991.
O custo das oficinas para aqueles que têm acima de 15 anos é de R$40. As inscrições para oficinas infantis são realizadas somente em Antonina no dia 11 de julho e são totalmente gratuitas. A lista completa das oficinas está no site www.proec.ufpr.br/festival2009.
19º Festival de Inverno da UFPR
De 12 a 18 de julho, em Antonina.
Todas as apresentações são gratuitas.
A programação completa, inscrição e informações sobre oficinas, espetáculos, alojamento, hotelaria e alimentação está disponível no site www.proec.ufpr.br/festival2009 .
Fonte: Fábio Marcolino/Proec
Prédio histórico da UFPR pode se transformar em centro cultural
O projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR prevê a criação de um cine-auditório, restauração do prédio histórico e do teatro da Reitoria, além da oferta de diversas atividades envolvendo os grupos de dança, MPB, orquestra filarmônica, coral e teatro da Federal. A idéia é reforçar a vocação cultural que existe desde a praça Santos Andrade até o teatro da Reitoria. Teatro Guaíra, Capela Santa Maria Espaço Cultural, Teatro da Caixa e Teatro da Reitoria teriam um contrapeso de força na Santos Andrade, com a criação do centro cultural da Federal. A ligação de um extremo a outro da UFPR foi a inspiração para o nome que o projeto ganhou – corredor de universalização da cultura.
Segundo o coordenador de cultura da Proec, Guilherme Romanelli, a idéia surgiu assim que o prédio foi escolhido como ícone da cidade de Curitiba.
Uma das atividades previstas pelo projeto seria um presente diário para quem passa pela praça Santos Andrade.
Os vizinhos do prédio histórico deverão ser os mais interessados no projeto, como revelou uma pesquisa encomendada pela universidade em 2007.
Para o professor, o projeto deverá dar mais visibilidade ao que já é feito pela UFPR, além de dar mais força a novos projetos.
Com a criação do centro cultural, capítulos guardados da Federal ficariam mais expostos e vivos na lembrança dos curitibanos, com a criação de espaços apropriados.
A documentação audiovisual da própria universidade e também a produção contemporânea ganhariam um espaço próprio no projeto, que prevê a construção de um cineteatro.
O corredor de universalização da cultura foi orçado em 35 milhões de reais e já despertou interesse de entidades públicas e privadas.
A previsão é de que o corredor seja uma realidade até 2012, quando a federal completa 100 anos.
Denise Morini - 07/07/2009 em http://www.cbncuritiba.com.br/index.php?pag=noticia&id_noticia=24071&id_menu=180
Diamante das cinzas
Hoje lendo algumas notícias achei um release que me chamou atenção e vou postar aqui. Na verdade é mais um "título" para Curitiba. Ele não é bom nem ruim, mas é um tanto peculiar.
Curitiba recebe nesta quinta-feira (09.07) o primeiro diamante de cinzas humanas do país. A joia será entregue pela Funerária Vaticano
Depois de ver dos ossos o Velho virar cinzas, dona Leroy foi colocada diante de uma proposta inusitada: que tal transformá-lo de restos mortais em diamante? Ao ouvir a ideia, assim de sopetão, a viúva não titubeou. As cinzas do marido, Jorge Gaspar da Silva – militar da reserva falecido em 1994, aos 61 anos por complicações cardíacas – partiram rumo à Suíça para ressurgir como pedra preciosa. Tanto a cerimônia de cremação – realizada em dezembro do ano passado – quanto o pedido de confecção do diamante foram realizados pela Funerária e Crematório Vaticano, de Curitiba, que oferece o serviço exclusivo desde Finados de 2008. Segundo a empresa, este será o primeiro diamante de cinzas humanas do Brasil e será entregue à família na próxima quinta-feira, 9 de julho, às 14h, na Capela Vaticano – rua Hugo Simas, 26, bairro São Francisco, em Curitiba. Dos cerca de dois quilogramas de cinzas extraídos dos ossos do ex-militar na cremação, meio quilograma foi utilizado na produção da joia. O restante ficou nas mãos de dona Leroy. A empresa suíça Algordanza, responsável pela confecção do diamante, entregará à viúva uma preciosidade de 0,25 quilates, o correspondente a uma pedra do tamanho de uma ervilha. Todo o processo de transformação da matéria-prima é acompanhado pela Vaticano – representante da Algordanza na América do Sul – que recebe semanalmente relatórios que comprovam o uso exclusivo das cinzas para a elaboração do diamante. Sem contar na certificação ISO 9001, que atesta as práticas da empresa.
No laboratório suíço, a cinza é submetida a sessões de alta pressão e temperaturas de até 1.500 ºC, ao longo de dois a três meses. O valor da fabricação das pedras preciosas varia de R$ 12.677 (0,25 quilates) a R$ 52.330 (1 quilate). Mas para a pensionista Leroy Gaspar da Silva, acima do dinheiro, o que mais vale é não esquecer de quem se foi. “No começo, quando o corpo está enterrado, todos visitam. Depois o lugar vai ficando abandonado. Queria fazer alguma coisa para que o velho ficasse perto da gente. Aí mandei cremar o corpo e fazer o diamante”, explica. O próximo passo será presentear a filha Ligia com a joia. “Não preciso do diamante para lembrar do velho, porque ele está sempre perto de mim”, conta a viúva, com alegria e voz firme.
ENFOQUE Comunicação & Eventos
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Bonde em Curitiba
Os bondes começaram a funcionar em Curitiba em 1887 e até 1912 foram puxados por mulas. Em 1952 o meio de transporte foi totalmente suspenso e substituído por ônibus.
O interessante é que o bonde sempre esteve ligado a personalidade curitibana. Sua instalação foi uma revolução na cidade. O bonde do Calcadão foi por muito tempo um dos principais cartões postais da cidade e agora, com seu possível retorno, seria uma importante forma de revitalizar a área mais degradada do centro.
Itinerário.
O trajeto começa na Praça Eufrásio Correia com a Barão do Rio Branco e segue até o Paço da Liberdade, continua pela Riachuelo até a Praça 19 de Dezembro, atravessa a calçada até o Passeio Público, segue até a Rua XV pela Conselheiro Laurindo(rua da mão inglesa), sobe pela XV até a Barão novamente e dai para a Eufrásio Correia.