segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Historia dos Garibaldis e Sacis


Para quem que como eu acha que Curitiba não tem e não deveria ter carnaval o bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis é a confirmação de uma regra. Não temos carnaval.

O bloco surgiu por intermédio de artistas da FAP, Conservatório de Música, Teatro de Bonecos e do Grupo Mandareu. Inicialmente eles se reuniam na bar Saci, no largo da Ordem, para definir qual seria o trajeto. Como o carnaval de Curitiba não é dos mais grandiosos foi definido que o trajeto seria do bar até a praça Garibaldi, cerca de uns 200 metros de distância.

A brincadeira deu certo e acabou arrebanhando uma pequena multidão, que insiste em contrariar umas marcas mais fortes da cultura curitibana. Ano passado cerca de 6 mil pessoas se reuniram nos quatro domingos que antecedem o carnaval. O número não para de crescer e apesar de não ter localizado um dado oficial de 2011 não tenho dúvidas que os 6 mil foram facilmente superados.

O mais curioso disso tudo é que torna-se inegável que Curitiba tem um carnaval. O irônico é que nosso carnaval termina antes de começar, pois durante o feriado pagão todo mundo foge da cidade.

Para entender um pouco mais sobre o fenômeno dos Garibaldis e Sacis já existe até uma monografia feita pela aluna Juliana Driessen, cujo link está aqui.

Foto: Cido Marques. http://www.flickr.com/photos/ab_marques/5456952157/

Nenhum comentário: