segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aplicativo para turistas em Curitiba

Quem quiser baixar o aplicativo pode clicar aqui e acessar o Itunes da Apple. Para saber mais, leia o texto abaixo.

Será lançado em Curitiba, neste sábado, dia 2 de abril, às 12h30, um novo aplicativo para telefones celulares. É o ‘Curta Curit!iba’, que vai disponibilizar aos turistas, de forma inovadora, informações sobre os atrativos da Capital. O aplicativo foi desenvolvido para ser instalado em Iphones, Ipads e Ipods.

O lançamento acontece no Expo Unimed, durante o 17º Salão Paranaense de Turismo, no estande do Sebrae/PR. O aplicativo ‘Curta Curit!iba’, foi desenvolvido, pela Cinq Technologies Ltda., no projeto Turismo nas Rotas do Pinhão a partir de uma parceria entre o Sebrae/PR, com o Curitiba Convention & Visitors Bureau e o Arranjo Produtivo Local (APL de TI) de Software de Curitiba, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e o Instituto de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, destaca que Curitiba é uma das primeiras cidades do Brasil a contar com esse tipo de tecnologia. “O aplicativo é mais um canal de divulgação para as pequenas empresas do trade turístico. A grande vantagem do aplicativo é ser voltado para um público direcionado com hábitos de consumo diferenciados. As informações disponíveis vão atingir um volume maior de pessoas. Sem dúvidas é um ganho de inovação para a cidade”, salienta.

Para Cristian Souza da Silva, consultor de inovação e novos negócios da Cinq Technologies, a proposta de uso do aplicativo para o turismo é bastante inovadora. O consultor ressalta que o uso dessas ferramentas tende a aumentar em razão dos grandes eventos internacionais que acontecerão no Brasil nos próximos anos. O programa é gratuito e estará disponível, a partir de 1º de maio, para usuários do Iphones, na Apple Store online. Logo após, estará disponível para smartphones que utilizam a plataforma Android. “O projeto do aplicativo divide-se em várias fases. Já temos um cronograma para atualizá-lo com novos conteúdos e funcionalidades. O lançamento é apenas o início do processo”, frisa Cristian Souza da Silva.

Para o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Dario Paixão, o aplicativo vem ao encontro de uma necessidade da Capital. “A união da iniciativa privada e do poder público é fundamental para o desenvolvimento do setor. Curitiba precisa tornar-se uma cidade mais competitiva na atração de turistas e na captação de eventos. O aplicativo é coerente com a cidade, rotulada como moderna e tecnológica”, destaca o dirigente.

“Essa solução foi desenvolvida com base no perfil dos visitantes, que são executivos de negócio com acesso a aparelhos como tablets e smartphones. A partir do momento que disponibilizamos um guia de mão com todas as informações da Capital, despertamos o interesse do turista em explorar a cidade”, analisa Dario Paixão.

O representante da Cinq Technologies considera ainda que o envolvimento do Sebrae/PR no lançamento do aplicativo é essencial. “Essa iniciativa é pioneira, custa menos do que se imagina e não demanda muito tempo para ser desenvolvida. Até a chegada dos grandes eventos, as pequenas empresas estão bem familiarizadas com as tecnologias que são já comuns em outros países”, assinala.

Roteiros do Núcleo de Turismo Receptivo

Na ocasião, serão lançados 20 novos roteiros do Núcleo de Turismo Receptivo, grupo de agências e operadoras de pequeno porte, do setor de Turismo Receptivo em Curitiba. O Núcleo, fundado em julho de 2008, recebe apoio e incentivo do Sebrae/PR potencializar a atuação. As empresas integrantes do Núcleo reúnem-se periodicamente em cursos, encontros e eventos com o intuito de aprimorar e oferecer melhores produtos e serviços. Confira as novidades:

City tour - Os turistas poderão fazer City tour em Curitiba, com duração de quatro horas, visitando os principais pontos turísticos, com conforto e acompanhamento de um guia de turismo.

Colônia de Curitiba - Passeio rural às colônias de imigrantes italianos e poloneses que leva o turista a ter contato com a cultura preservada por descendentes e aproximarem-se das tradições, visíveis nas moradias, na gastronomia e nas atividades hortifrutigranjeiras.

Curitiba multicultural - Passeio que mostra a influência de diferentes etnias, com três horas de duração. O ponto de partida é o Memorial Árabe.

Curitiba sustentável – O roteiro inclui visita à Usina de Valorização de Rejeitos e ao Museu do Lixo, localizado no município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. Os interessados são acompanhados por uma equipe de monitores devidamente qualificados.

Ilha do Mel - Saídas diárias de Curitiba para a Ilha do Mel, paraíso localizado a 115 km capital.

Off Road Experience - Day use completo em uma Fazenda localizada na Serra do Mar, com passeios de aventura, em veículos preparados para off road.

Parque Estadual de Vila Velha – Passeio pelo Parque Estadual de Vila Velha, localizado a 100 km de Curitiba, que se destaca por formações rochosas incomuns.

Passeio de Compras - Visita aos principais outlets e Centros Comerciais de Curitiba.


Passeio de Curitibano – Tour por atrativos turísticos culturais, em ônibus público, vivenciando o dia a dia do curitibano.

Rota das Aves – Viagem ao Parque Nacional do Superagui para conhecer importantes ecossistemas e contemplar espécies raras, entre elas o papagaio-da-cara-roxa, e diversas outras aves que visitam litoral paranaense.

Trem com Ilha do Mel - Passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense com almoço típico, o barreado, em Morretes. Inclui travessia de barco, saindo de Morretes com destino à Ilha do Mel.

Trem, Morretes e Antonina – Travessia pela Serra do Mar em trem e visita às cidades de Morretes e Antonina.

Roteiros em segway – Outro lançamento é o primeiro roteiro em segway do Brasil, desenvolvido pela empresa Special Paraná Turismo & Eventos. Segway é um veículo elétrico com duas rodas paralelas, que funciona com o equilíbrio do condutor. A empresa disponibiliza opções diversas, como rota ao centro histórico, rota básica central, rota centro e Museu Ferroviário, rota Museu Oscar Niemeyer e Bosque do Papa.

Bibiana Antoniacomi Schappel, diretora da Special Paraná, explica que decidiu trazer os passeios em segway para Curitiba, após uma viagem a Praga, na República Tcheca, localidade onde é comum o uso do veículo em passeios turísticos.

“Os roteiros são para grupos com até cinco participantes, sempre acompanhados por um guia de turismo, que, além de orientar quanto ao uso correto do segway, conta as curiosidades de Curitiba e mostra os melhores lugares de cada roteiro. Os passeios duram entre 1h30 a 2h30 e incluem treinamento de aproximadamente 20 minutos, para que os participantes sintam-se seguros”, afirma.

Salão do Turismo

O Salão Paranaense de Turismo é um dos mais importantes eventos do setor. Além da realização de negócios, a programação prevê atualização profissional, networking e contato com lançamentos de produtos e serviços para o setor de turismo. Organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o 17º Salão Paranaense de Turismo reflete as demandas do mercado e promove a articulação institucional necessária para construir um segmento mais propício para bons negócios.

O projeto Turismo nas Rotas do Pinhão conta com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU), de prefeituras municipais, do Fórum Metropolitano de Turismo, entre outras entidades. O Expo Unimed, anexo à Universidade Positivo, fica no bairro Campo Comprido, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Um comentário:

glauber gorski disse...

Eu já utilizo o "CuritibaWalk" e até acho interessante, apesar de bem incompleto.