quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A copa em Curitiba - ou fora dela.

Recebi sem muita emoção a notícia que a Fifa gostou da apresentação técnica feita por Curitiba para receber a Copa. Também não fiquei surpreso com o próprio Ricardo Teixeira falando que Curitiba tem todas as necessidades atendidas para ser uma sede. O que me surpreenderá é se formos mesmo sede.
Pode parecer estranho, mas na minha cabeça Curitiba não será sede por nada nesse mundo (ou melhor, por nada nesse país) e isso por dois motivos:

1º Ricardo Teixeira é inimigo assumido de Álvaro Dias e para "punir" o desafeto vai tirar do PR a oportunidade de ser uma das sub-sedes.

2º Curitiba precisaria de poucos investimentos para estar totalmente apta a ser sede. Já temos um estádio em fase adiantada, nosso transporte é bom, somos a 3ª cidade do Brasil que mais recebe turistas estrangeiros para fazer negócio, ou seja, temos boa estrutura hoteleira e muitos outros atributos. Quer problema maior que esse para quem quer organizar um evento com o objetivo de estourar orçamentos e gastar 1.140% a mais que o planejado?

O Pan do Rio foi apenas uma pequena amostra de como é fácil queimar dinheiro público nesses eventos e um laboratório para aperfeiçoar técnicas de investimentos.

Um comentário:

Lu Paludetto disse...

OK. O PAN foi coisa feia.
Agora, quando voce considera o budget das olimpiadas em Londres, eu fico pensando: DE ONDE ELES TIRARAM ESSES NUMEROS????
Aqui a estimativa oficial pra toda infra-estrutura dos jogos olimpicos era de £2.167 Bilhoes - e Bilhoes de libras... O custo real (como foi mostrado no guardian em 2006) estava estimado em mais ou menos £8 bilhoes. mais de R$30 bilhoes de reais. portanto, quando as obras comecaram, como todo bom pedreiro, os "imprevisto" apareceram e hoje se fala de uma conta de mais de £12 bilhoes de libras. e isso e so pra uma olimpiada.. so uma cidade que ja tem uma infra estrutura rasoavel pra receber os jogos. o pior de tudo, e que como sempre, nos (os moradores) teremos que arcar com a maior parte da conta. A estimativa (se eles conseguiram terminar as obras com £12bi) e que cada PESSOA em londres tera que desembolsar £1330- R$4260 pra arcar com as olimpiadas... e o pior de tudo, e que por esse preco, a gente nem ganha um ingresso!!

Fontes:
http://www.thisismoney.co.uk/news/opinion/article.html?in_article_id=402039&in_page_id=19&in_author_id=10
http://www.guardian.co.uk/uk/2006/nov/19/Olympics2012.olympics2012