segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ruas de Curitiba

Uma das minhas principais fontes de "cultura inútil" é descifrar quem foram os personagens que dão nomes as ruas da nossa cidade. Acho uma forma interessante de aprender história e valorizar as nossas personalidades. Vou postando alguns nomes e com o tempo vou aumentando a relação.

Continuando.

Rua Marechal Deodoro, bom essa rua todo mundo sabe quem foi, mas ela se chamava Rua do Imperador e após a proclamação virou Marechal Deodoro. A rua XV chamava-se Rua da Imperatriz, e teve o mesmo fim.

Carlos Cavalcanti => Professor catedrático de Economia Política da Faculdade de Engenharia do Paraná, Em 1910, no seu terceiro mandato federal,insurgiu-se contra a política ferroviária da União, que favorecia Santa Catarina em detrimento dos interesses paranaenses. Em 1911 foi eleito presidente da província do Paraná, seu vice era Affonso Camargo. Antes da rua ter seu nome chamava-se Rua do Serrito, lá boa parte da elite curitibana habitava, inclusive o Barão do Cerro Azul, no casarão onde hoje é o conservatório de música.

3 comentários:

Rogério Dumke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Dumke disse...

O que sempre me encasquetava eram as formaturas e festividades no Teatro Guaíra, onde o locutor falava, na abertura, que estávamos todos reunidos no auditório do tal Bento Munhoz da Rocha Neto que eu não sabia quem era.
Depois pesquisei e soube que ele era "tudo", em suma, tinha mais funções que um canivete suiço.

Ota Mazzarolo disse...

Ae! Explica pra gente quem foi o Agamenon Magalhães!!??