sábado, 28 de fevereiro de 2009

Aves solidárias.

Filhote de ema rejeitado pelos pais é adotado por frango em Curitiba*.



Um filhote de ema rejeitado pelos pais foi adotado por um frango de granja em Curitiba, no Paraná. O filhote, nascido em dezembro de 2008, foi o único sobrevivente de uma ninhada nascida no Zoológico, no bairro do Alto Boqueirão. Dentro de um projeto de adoção estimulada entre animais de espécies diferentes, a ema passou a acompanhar o frango, que vive no Passeio Público, na região central da cidade. Já são três casos no mesmo parque.

A ema foi trazida para tratamento no Passeio Público após a rejeição da mãe. Como as emas vivem em grupos, foi colocada com o frango. Ela aprendeu a se alimentar com mãe adotiva e pode ser vista ao lado dela na exposição do parque. A ema voltará ao Zoológico quando se desenvolver o suficiente para viver com outras da mesma espécie.

O responsável pela aproximação de mães e filhos adotivos foi o tratador Edson Valtrick, que trabalha há 23 anos no Passeio Público.

- Mesmo sendo de espécies diferentes, eles têm os mesmos hábitos alimentares e a necessidade de viver em grupos, então segui a intuição - contou Valtrick em nota no site da prefeitura.

Valtrick é supervisionado por veterinários e biólogos, que acompanham as aproximações. O primeiro caso foi um filhote de periquito verde adotado por uma curica-violeta, animal pertencente ao grupo dos periquitos. O filhote também havia sido abandonado pelos pais biológicos. As aves estão juntas há dois meses.

Depois do sucesso com o periquito verde, Valtrick promoveu mais uma adoção. Uma ararajuba, espécie de arara, nascida numa ninhada de três, foi adotada há duas semanas por uma arara-severa, animal do mesmo grupo.

A ararajuba e o periquito verde estão no setor de isolamento do Passeio Público e ficarão lá por quatro meses até aprenderem a se alimentar sozinhos.

*http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/02/28/filhote-de-ema-rejeitado-pelos-pais-adotado-por-frango-em-curitiba-754636990.asp

Nenhum comentário: