segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Carnaval em Curitiba - Parte II

Participo da comunidade de Curitiba no Orkut e algumas pessoas estão entrando lá para perguntar o que tem de legal para fazer no Carnaval de Curitiba. Bom, poderia resumir em uma palavra, nada, mas não vou ser sacana.

Vamos a algumas dicas que poderão ser úteis:

1° - Bom, para quem gosta de sofrer pode testemunhar os desfiles das escolas de samba na Av. Candido de Abreu.

2° - Para quem gosta de futebol terá clássico na Arena em pleno domingo de carnaval. O Atlético jogará contra o Paraná. É uma boa oportunidade de visitar a arena em dia de jogo, mas não espere um grande jogo nem um grande público. Outra dica é que na arena o ingresso é R$ 30,00 e meia entrada só é vendida para torcedores cadastrados. Para maiores informações ligue pro Atlético e se informe 41 2105-5600.

3° - Pra quem gosta de Rock o carnaval de Curitiba é um prato cheio. Na verdade é o único agito que se vê pela cidade. Quem quiser saber mais pode visitar o http://www.psychocarnival.com.br/

4° - Para quem quer se divertir gastando pouco recomendo o blog Curitiba Grátis http://www.curitibagratis.com/ com dicas interessantes a custo zero.

5° - Parques, isso em Curitiba é o mesmo que a praia para o carioca ou o shopping para o paulista. Recomendo o Tanguá, Barigui, Botânico e a pedreira/Ópera de Arame. Todos ligados pela Linha Turismo. No Barigui você pode emprestar livros e cadeiras na Casa de Leitura e passar algum tempo lendo por ali (infos em 41 3240-1101).

6° - Turismo religioso. Um dia ainda vou escrever melhor sobre isso, mas por enquanto ficam três dicas. A Sociedade Rosacruzes com o Museu Egípcio e sua múmia de verdade (http://www.amorc.org.br/museu.htm) e também a Mesquita Al Imam Ali Ibn Abi Taleb e a Igreja São Vicente de Paula que nos domingos tem a missa rezada em polonês. Deixe para conhecer a mesquita e a igreja no domingo pela manhã e aproveite para passear pela feira de artesanato do Largo da Ordem.

7° - Feira de artesanato do Largo. Acontece aos domingos e é obrigatório para turistas.

8° - Mercado Municipal. Essa também é um programa obrigatório para turistas, ainda mais agora que foi inaugurado o mercado orgânico onde são vendidas apenas alimentos produzidos sem agrotóxicos, adubos industriais, etc...

9° - O Largo propriamente dito. É a região histórica da cidade, tipo pelourinho de Salvador. Quem for na feira de artesanato conhecerá o largo, mas o lugar estará descaracterizado. Recomendo que volte em um dia normal para poder ver a beleza do lugar sem as barracas da feira. Aproveite para tomar um chopp no bar do alemão comendo uma carne do onça.

10° - Café Comédia com Fábio Silvestre no Era só o que faltava. Show de stand-up comedy com um cara muito bom.

11° - Conjunto paixão pelo futebol... Quem realmente for fissurado por bola poderá assistir a um documentário sobre o futebol amador de Curitiba na Cinemateca e depois conhecer o Torto Bar. O Torto é um boteco temático inspirado no Garrincha e seu dono é uma figura. Acho difícil que algum outro boteco desse pais tenha o planejamento de marketing que esse cara tem, para se ter idéia ele trouxe o filho do Garrincha no ano passado para conhecer o bar e fazer a comemoração dos 50 anos da copa de 58. Detalhe, o bar tem uns 40m² e acho que 2 funcionários mais o dono. Vale a pena.
A cinemateca fica na Rua Carlos Cavalcanti e a entrada custa R$ 5,00. O Torto também é por ali.

12° - A agenda cultural da cidade está disponível em http://www.fccdigital.com.br/Multimidia/guia_curitiba_apresenta.pdf . Desconsidere as partes que falam dos maravilhoso carnaval de Curitiba, pois a prefeitura precisa justificar os 420 mil reais desperdiçados no evento. Todo o resto é confiável.

O que abre e o que fecha em Curitiba.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1414039-EI306,00.html

3 comentários:

Treinar e viajar disse...

Gostei das dicas do "Torto". Merecia um post especial...

Rogério Dumke disse...

O blogueiro valoriza demais o jogo e o estádio do time dele (com o que não concordo, mas na verdade acho justo, pois "cada qual com seus dotes"), no resto assino com o Autor. Tudo é a mais pura expressão da verdade.

Na linha futebolística acrescentaria duas coisas. No maravilhoso desfile das Escolas de Samba da capital do Paraná, a Grêmio Recreativo e Cultural Acadêmicos da Realeza homenageará o centenário do Coritiba. Deve ser o desfile mais bonito.

E por fim, o Bar do Torto é realmente um lugar singular que merece uma visita.

Harry disse...

Convenhamos Dumke. Para quem não é Coxa ir num jogo na Arena é legal.
Quanto ao desfile, ano passado as escolas não conseguiram entrar com o número mínimo de componentes no desfile, só a escola evangélica conseguiu tão proeza, será que esse ano será diferente?