quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ciclofaixa I

Vou dividir esse post em dois. Na primeira parte vou colar o texto que acabo de ler sobre a ciclofaixa de Curitiba que será inaugurada nesse final de semana. No próximo farei minhas considerações.

Enfim, após anos de Bicicletada reivindicando investimento em estrutura para a mobilidade urbana, é com muita insatisfação que recebemos a primeira proposta do poder público para a Bicicleta.

A nova ciclofaixa que será inaugurada no próximo dia 23/10 possui 4 km de extensão, não tem um plano de metas apresentado em seu projeto de expansão, trata-se de um circuito fechado no centro da cidade, e o pior: funcionará somente uma vez por mês.

Lembramos que as ciclovias de Curitiba possuem um papel recreativo, e não interligam os pontos de grande trânsito da cidade, além de se encontrarem em péssimo estado de conservação.

Com isso, a atual estrutura cicloviária (esta ciclofaixa mais as ciclovias) não favorece substancialmente um projeto de mobilidade urbana sustentável, que venha a fazer com que as pessoas definitivamente usem a bicicleta no cotidiano para se locomover de modo geral nas atividades do dia a dia.

Por este motivo chamamos esta Bicicletada Extra, concomitante à inauguração da ciclofaixa. Queremos mostrar que é preciso muito mais investimento e dinamismo para fazer com que a cultura da bicicleta dê mesmo certo em Curitiba.

Compareça! Venha participar deste protesto pacífico com muito bom humor! Venha de bicicleta ou qualquer outro meio de transporte não motorizado. Vamos mostrar que estamos de olho no que a prefeitura faz!

Ajude a divulgar! Convide seus amigos!

http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/2011/10/19/bicicletada-extra-2310-por-uma-ciclofaixa-de-verdade/

Nenhum comentário: