sábado, 14 de janeiro de 2012

Memorial às vítimas de acidente de trânsito

Salvo engano, daqui a alguns meses fará aniversário o triste episódio envolvendo um ex-deputado estadual e dois jovens curitibanos, assassinados em um acidente de trânsito. Apesar de lamentável, esse foi apenas mais um acidente de trânsito. Várias famílias foram dizimadas pelos carros e seus motoristas negligentes nos últimos anos.

Há alguns meses, perto da academia do Parque Barigui uma obra começou a ser levantada. Não dava para ver nada por detrás dos tapumes. Toda vez que pulava os pedrulhos deixados pelos caminhões de obra, desejava que fosse mais um banheiro com bebedouro, pois aquele lado do parque não possui esse tipo de instalação. Hoje, depois de um longo tempo sem aparecer no Parque, vi que os tapumes tinham sido removidos e deram lugar a um belo jardim. Na primeira volta, a cegueira míope não me deixou ler o nome do monumento. Mas pude apreciar as obras de embelezamento do Córrego Quero-Quero.

Na segunda volta, vi o nome do monumento: “Memorial em homenagem às vítimas de trânsito”. Se tivesse lido a palavra “memorial” há três ou quatro anos, teria pensado, “que desperdício de dinheiro público, por que eles não usam esse dinheiro para educar o povo?”. No entanto, hoje continuo achando que lembrar e rememorar é uma forma de educar. Não esquecer jamais o que aconteceu com esses seres humanos!

Entre uma passada e outra, dei-me conta que o memorial às vitimas de trânsito tinha assento ao lado do Museu do Automóvel, já referido aqui no blog. Nada mais adequado de lembrar que carros, se mal conduzidos, matam.

*texto escrito no início de 2011.

Nenhum comentário: