segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EstaR

O EstaR (Estacionamento Regulamentado) foi criado em Curitiba, em 1º de julho de 1980, pela Lei Municipal nº. 3.979/71 e pelo decreto nº. 569/80. A Capital Paranaense foi a segunda cidade brasileira a implantar este tipo de serviço, depois apenas de São Paulo.

A regulamentação das áreas de estacionamento se deu com o objetivo de democratizar o espaço público da cidade, promovendo a rotatividade no uso das vagas e, ao mesmo tempo, auxiliando na fluidez do tráfego. Na época de sua implantação o EstaR tinha 22 ruas de Curitiba em sua área de abrangência.

No mesmo decreto que criou o EstaR foi criada também uma categoria peculiar da fauna curitibana, as periquitas.

Periquitas são agentes de transito, vestidas de verde, que controlam a validade dos cartões de EstaR. O apelido foi propagado rapidamente pela cidade e essas agentes são até hoje conhecidas dessa forma. O fato é que ninguém sabe exatamente a razão do apelido.

Uma das teorias é que o apelido é por causa da roupa verde que usam no exercício da profissão. Um tom parecido com a cor verde da plumagem dos periquitos.

Outra teoria, mais complexa, porém bem mais coerente é que elas são chamadas de periquitas pela capacidade de camuflagem, usando o fardamento verde para se esconder nas copas das árvores, sempre a espera de um motorista malandro, ou desavisado, que tenha deixado seu carro estacionado sem o cartão. Quando avistam a vítima, ou o culpado, dão um rasante com bloco na mão e grampeiam o indivíduo.

É incrível constatar como é difícil encontrar uma periquita quando queremos comprar um talão de estar, mas como é fácil ser encontrado por elas quando estacionamos de forma irregular.

Nenhum comentário: