quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atle-Tiba folclórico

Jogo com bolas coloridas terminou em 4×4 na década de 50


Essa não é uma semana qualquer em Curitiba. Essa semana tem Atle-tiba, e só isso já é garantia de nervosismo pelas ruas.

Por outro lado tenho como meta evitar o tema futebol aqui no blog, nada contra, muito pelo contrário, e exatamente por isso não falo sobre ele. Se começar a focar no assunto futebol, daqui a pouco o blog muda de tema.

Mas não dá para deixar o Atle-tiba em branco, por isso vou postar um texto extraído do site do Coxa, e que retrata bem o clima do jogo.

O texto foi publicado originalmente em http://www.coritiba.com.br/portal/2011/08/25/atle-tiba-folclorico
__________________________________________________________________________________

Serão jogos normais conforme a tabela determina, mas a última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro certamente tem muita tradição. E não é diferente com o Atle-Tiba que conta com histórias folclóricas, como a partida das bolas coloridas disputada em 1956.
O jogo, realizado no dia 10 de março daquele ano, mas ainda válido pelo Estadual de 1955 – em uma época onde os calendários dobravam as temporadas – foi disputado no estádio Orestes Thá, com mando dos adversários. Por isso, eles sugeriram que a partida fosse disputada com uma bola vermelha e, aos 32 minutos da primeira etapa, o placar apontava vitória do Atlético-PR por 3×0.
De acordo com relato do Grupo Helênicos, “na sequência, um atleta chuta a bola com tanta força, que esta ultrapassa o alambrado. O Coritiba, então, oferece sua bola, amarela, para dar seguimento à partida. Poucos minutos depois, Ivo faz o primeiro gol coxa-branca”. O Atlético reinicia a partida com a bola vermelha e ainda na primeira etapa amplia a vantagem para 4×1.
Na volta do intervalo o meia Miltinho, irritado, chuta a bola vermelha para longe e a bola amarela volta à cena. Logo depois, ele mesmo diminui o marcador. Daí em diante, a partida vira uma sucessão de chutões, cada equipe querendo evitar jogar com a bola sugerida pelo adversário. O árbitro, então, expulsa dois atletas coritibanos.
Com a bola, amarela, rolando, o Coxa diminui para 4×3, com Renatinho. E quase no final, faltando cinco minutos para o final, William deixa tudo igual transformando este jogo em uma das histórias que envolvem o Atle-Tiba.
Se você quer saber mais sobre o clássico Atle-Tiba, confira no site do Grupo Helênicos.

Nenhum comentário: