quinta-feira, 31 de março de 2011

Desvendando Curitiba

O jornalista Eduardo Fenianos, mais conhecido como Urbenauta, está apresentando uma série de programetes sobre Curitiba na Rede Massa (SBT).
Estava vagando pelo site quando encontrei os vídeos. Ainda não tive tempo de assistir, mas pelo pouco que conheço do trabalho de Fenianos, posso arriscar que é coisa boa.

Estou colocando aqui o link para quem mais quiser ver.

http://www.redemassa.com.br/programa.php?id_canal=1&id_programa=103

terça-feira, 29 de março de 2011

Curitiba 318 anos

Não podia deixar de postar algo sobre Curitiba bem no dia do seu aniversário. Nos últimos anos pensei no que escrever, isso quando não o fiz com antecedência e de forma organizada, bem como Curitiba merece, mas esse ano não deu. Não consegui escrever nada e também não pensei em nada para escrever.

Parei e comecei a pensar no que postar. Não estava muito inspirado, mas numa grande coincidência acabei achando uma seqüência de fotos aéreas da cidade que de certa forma tem valor sentimental para mim e farei dessas fotos minha homenagem ao aniversário da cidade.

Antes de postar as fotos me sinto na obrigação de dividir com vocês os créditos. Elas foram tiradas do site http://www.esteio.com.br/especial/curitiba.htm e tenho muito a agradecer ao pessoal da empresa pelo simples ato de disponibiliza-las. Quem quiser ver mais pode acessar o site e ver outros locais.

É isso. Parabéns Curitiba e obrigado por ser simplesmente como é.







Quem sabe qual lugar é esse?








Agora ficou mais fácil. O local em questão é o bairro do Tarumã, lugar em que eu praticamente fui criado, bem em frente ao Pinheirão. Essa foto é de 1980 e me parece que a casa que eu morava ainda nem havia sido construída.








Foto do Tarumã tirada em 1997. O Pinheirão já estava com sua formatação atual, o famoso segundo anel que nunca será concluído.






































sábado, 12 de março de 2011

Donativos para Morretes.

Morretes é uma pequena cidade que fica entre Curitiba e o mar. Não tem praia, mas a considero a melhor coisa do litoral paranaense, junto com a Ilha do Mel.

Nas últimas horas choveu quase tudo que tinha para chover no mês, resultado: Catástrofe.

Segundo informações da Gazeta do Povo, 10 mil pessoas foram atingidas pela enchente. Muitas delas perderam tudo. Para tentar amenizar um pouco o problema a Defesa Civil estará recolhendo donativos. Serão aceitos alimentos, roupas, cobertores, material de limpeza e higiene. É hora de ajudar e quem quiser faze-lo poderá entregar os produtos nos supermercados Big e Mercadorama.

Outra forma de ajudar, mas daqui a alguns dias é indo visitar a cidade, comer um bom barreado, comprar produtos locais, enfim, levar $ para lá, mesmo sabendo que num primeiro momento a qualidade dos serviços poderá ser um pouco diferente do que eram acostumados a oferecer.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Disney em Curitiba.

Volta e meia leio em algum lugar que a Disney está estudando a construção de um parque em Curitiba. A notícia é legal, dá uma certa euforia imaginar o Mickey desembarcando com a sua turma por aqui, mas não precisa pensar muito para ver que é lenda. Lenda urbana.

Não sei exatamente quando essa história começou e por que surgiu, mas nos últimos anos já vi várias pessoas comentando o caso. A boataria é tão forte que até sites de grupos respeitáveis de mídia propagam a história e a própria Disney já desmentiu o assunto.

Não me parece coerente que um parque de grandes proporções, qualquer que seja, fique encravado em uma cidade que o clima é uma eterna incógnita e que para a maioria dos brasileiros é sinônimo de frio. Tenho certeza que caso houvesse a possibilidade de construção de tal estrutura o local escolhido seria um lugar quente, ensolarado e até mais central. Outra coisa, não acredito que a Disney tenha interesse em construir um parque na América Latina, afinal boa parte de quem frequenta os parques americanos somos nós, latinos americanos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A prisão do Distinto Cavalheiro II

Como não poderia deixar de acontecer o vídeo do Wella sendo preso foi parar na web e estou postando aqui.
Confesso que já liguei para a polícia por causa de excesso de barulho, não de um bar, mas de uma igreja evangélica que existia ao lado da minha casa. A resposta da PM é que isso é problema da Guarda Municipal, já a GM respondeu que era problema da PM. No meio do jogo de empurra tive que conviver com o barulho, que acontecia quase diariamente e até de madrugada durante dois anos.

Graças a Deus o telhado do templo estava para desabar e eles foram embora.

Nesse caso do Distinto me parece bem claro que o problema não foi o barulho causado. Tenho a sensação que alguém "importante" deve ter perdido o sono e isso deixou nossa exemplar PM preocupada. Se fosse um mortal acho que não teriam tido o mesmo comportamento.

Segue o vídeo.

A prisão do Distinto Cavalheiro.

Já tinha quase definido que não iria escrever mais nada sobre o carnaval de Curitiba, pois acha que não tinha mais nada para escrever. Minha percepção mudou ontem à noite.

A cidade mais sem carnaval do Brasil tem um pequeno reduto de foliões. E quando falo pequeno é por que o local é pequeno mesmo.

O Ao Distinto Cavalheiro é um bar que fica na esquina da Visconde do Rio Branco com Saldanha Marinho. Em um ponto comercial antigo ele espalha por seu pequeno salão umas oito ou dez mesas, com capacidade máxima de umas quarenta pessoas. O lugar é excelente, foi o ponto alto da segunda expedição, aquela que não veio parar no blog.

Todos os anos o Ao Distinto organiza (ou não organiza, mas apenas recebe) um grupo de foliões que saem do trabalho e vão para lá, na quinta que antecede o carnaval, para uma pequena festa. O número não é grande, mas o suficiente para congestionar a calçada e tomar um pouco a rua.

Professor Wella sendo enquadrado por promover alegria em Curitiba.

Ontem passei por lá por volta das 21h e tive que reduzir a velocidade para não provocar nenhum acidente. Nada além disso e nenhum transtorno. Acredito que estavam no local não mais que umas 150 pessoas, bem a cara do nosso carnaval.

Hoje pela manhã leio no twitter que o proprietário foi preso por questão de ordem pública. Ainda não consegui entender qual o critério da prisão, mas acredito que seja uma vingança do poder público, já que o carnaval do Distinto, mesmo sem ser organizado é muito melhor que o carnaval da Cândido que consome dinheiro público e nos enche de vergonha.



*Não sei de quem é a foto, muito boa por sinal, por isso não constam os créditos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Acidente no Bacacheri

http://www.youtube.com/user/glaubergorski



Hoje pela manhã aconteceu um acidente aéreo em Curitiba. Um avião de pequeno porte não conseguiu decolar do aeroporto do Bacacheri e acabou atingindo uma casa que fica encostada na cabeceira da pista.

O saldo do acidente foi um morto e centenas de moradores da região perdendo o sono nos próximos meses devido a um risco iminente de novas tragédias. Tragédias essas que não são tão raras quanto parece, pois se levantarmos as estatísticas veremos que existe uma média razoável de quedas.

Consegui o vídeo com as primeiras imagens do acidente. Ele começa a ser filmado antes mesmo da chegada dos bombeiros e mostra as chamas tomando conta da casa.

Quem quiser ver pode acessar o canal do Youtube do Glauber, responsável pela filmagem.

terça-feira, 1 de março de 2011

Psycho Carnival 2011

Já que o assunto é carnaval, vamos falar do que realmente importa.
Esse ano Curitiba terá mais uma edição do Psycho Carnival, o principal atrativo da cidade durante o feriado. Serão quatro dias de evento com uma pesada programação e ideal para quem curte rock.

O fenômeno que conseguiu colocar a cidade entre os destinos turísticos carnavalesco é um grande colaborador para que a cidade movimente sua economia nos dias de festa. Recentemente foi noticiado que Curitiba receberá 68 mil turistas durante o feriado. Boa parte desse pessoal vem para cá por causa do Psycho.

Segue o cartaz e a progamação e uma boa festa para quem, assim como eu, vai ficar por aqui.





Mais informações no site http://www.psychocarnival.com.br/

 

Programação

Quinta-feira – 03/03 21hrs – Jokers – Abertura do festival com exposição
  • THEE LO HI’S (Curitiba)

Sexta-feira – 04/03 20hrs – JOKERS - Esquenta Psycho Carnival 2011
  • HILLBILLY RAWHIDE (Curitiba)
  • THE BROWN VAMPIRE CATZ (Londrina)
  • THE MULLET MONSTERS MAFIA (Piracicaba)
  • CWBILLYS (Curitiba)
  • PSYCHODELIC JUNGLE (Curitiba)

Sábado – 05/03 13hrs – Almoço de confraternização Churrascaria Ponto Gira Grill www.pontogiragrill.com.br Fone: 3024-0595 20hrs – Moinho Eventos – Psycho Carnival 2011
  • THE GRISWALDS (UK)
  • OVOS PRESLEY (Curitiba)
  • PHANTOM ROCKERS (UK/EUA)
  • MAD SAINTS (Holanda)
  • BIG NITRONS (Santos)
  • THE WORKING HORSE IRONS (Australia)
  • GRABOIDS (Goiania)

Domingo – 06/03 14hrs – Concentração Zombie Walk Boca Maldita 15hrs – Saída Zombie Walk Boca Maldita 16hrs – Show nas Ruínas de São Francisco
  • BAD MOTORS (Sorocaba)
  • 3 BOP PILLS (Curitiba)
  • RADIO CADAVER (Curitiba)
20hrs – Moinho Eventos – Psycho Carnival 2011
  • MAD SIN (Alemanha)
  • SICK SICK SINNERS (Curitiba)
  • OS BARATAS TONTAS (Belo Horizonte)
  • MAD SAINTS (Holanda)
  • THE BODYBAGS (Holanda)
  • CHERNOBILLIES (Curitiba)
  • JINETES FANTASMAS (Argentina)

Segunda-feira – 07/03 10hrs – Rockabilly Kustom Motors Show (Largo da Ordem)
  • MISTERY TRIO (Curitiba)
  • LOS TXK (Equador)
  • OLD STUFF (Porto Alegre)
20hrs – Moinho Eventos – Psycho Carnival 2011
  • NEKROMANTIX (EUA/Dinamarca)
  • AS DIABATZ (Curitiba)
  • THE HOWLERS (EUA)
  • MAD SAINTS (Holanda)
  • THE GHOST STORYS (EUA)
  • ANNIE & THE MALAGUETA BOYS (Curitiba)
  • DEGOLADOS (São Paulo)
________________________________________________________________________________________
Terça – 08/03
20hrs – Auditório do Largo – Ressaca Psycho Carnival
  • RABO DE GALO (Curitiba)
  • SOS CHAOS (Curitiba)
  • ELES MESMOS (Curitiba)
  • FERAS DO CAOS (Curitiba)
___________________________________________________________________________________________ Jokers Rua S Francisco, 164 – Centro Curitiba – PR, 80020-190, Brazil (0xx)41 3324-2351 Moinho Eventos Rua Des. Westphalen, 4000 . Rebouças . Curitiba . PR . CEP 80220-031 . (0xx)41 3013-3374 Auditório do Largo Rua Trajano Reis, 41, Largo da Ordem, Curitiba – PR