quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O doce reinado do prefeito curitibano


Pode não parecer mas estamos em clima de eleições. Eleições em Curitiba me parecem ser uma grande moleza pra que já está na cadeira. Estava revendo os resultados das última eleições e notei que foram os seguintes:

Em 2004 o então vice-prefeito venceu no segundo turno por folgados 10%.
Em 2000 tivemos a maior disputa da história recente, uma diferença menor que 2% a favor do prefeito que tentava a reeleição.
Em 96 a vitória foi apertada, mas isso por que era primeiro turno. O candidato da situação venceu com 50,5%. Foi pouco, mas se fosse pro segundo turno seria bem folgada a vantagem.
Em 92 tivemos uma história parecida com a de 96. Vitória do candidato da situação, no primeiro turno, com uma margem até mais folgada, 53%.

Agora, nada que se compare ao que estamos vendo nesse ano. O atual continuará atual com uns 75% dos votos e 60% de vantagem sobre o segundo.

Ah, e antes que falem não estou emitindo opiniões sobre se sabemos votar ou sobre o trabalho do atua, estou apenas mostrando alguns dados que me parecem ser bem peculiares aos ares da capital do estado das araucárias.


Foto Ricardo Haad

Nenhum comentário: