Curitiba.
Somos a maior cidade da região sul (maior que Porto Alegre, apesar de ninguém imaginar isso), o quarto maior PIB do Brasil, temos o melhor ensino entre as capitais e alguns prêmios que deixam todo curitibano muito orgulhoso (recentemente a UNESCO indicou Curitiba como modelo para a reconstrução do Afeganistão, fomos indicadas como uma das 5 melhores cidades da América Latina para investimentos e já fomos indicados pela ONU como uma das 3 melhores cidades pra morar). Apesar disso, achar um curitibano de verdade é bem raro. Da minha família, por exemplo, sou o único nascido em Curitiba. Na década de 60 a população de Curitiba era de 350 mil pessoas e hoje somos quase 2 milhões.
Curitiba é uma cidade bem planejada. Isso aconteceu nos anos 70 com o planejamento feito por Jaime Lerner. É incrível que mesmo tanto tempo depois e com alguns prefeitos de oposição o plano continua muito respeitado. Boa parte dos pontos turísticos de Curitiba também são obras do Lerner, que na minha opinião foi o melhor prefeito que já tivemos e o pior governador da história do sul do mundo.
Cultura.
Somos um povo fechadão por natureza. É bem comum um curitibano morar a vida inteira na mesma casa e nunca ter entrado na casa do vizinho ou até mesmo não saber o nome dele. Tenho certeza que para um carioca eu seria bem quieto, mas pra um curitibano eu até que sou bem falante. Acho que isso é por causa da grande quantidade de pessoas do interior do estado que vieram para cá nos últimos anos 30 anos e se depararam com uma cidade grande, mas também a quem pense que isso é por causa da cidade e essa migração até fez com que isso melhorasse um pouco.
Bom, não temos bossa nova, tropicália, etc... O único movimento cultural que repercutiu por aqui nos nossos mais de 300 anos foi o positivismo, cujo o lema é O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim. A frase ordem e progresso vem daí e isso ainda é bem presente nas nossas cabeças. Realmente achamos que cada um na sua, fazendo o que deve fazer vai levar todos a um lugar melhor.
Economia.
Hoje somos uma cidade bem industrializada. Com várias montadoras, um grande parque de software e muitas outras coisas. Acredito que historicamente nossa maior força era na produção de mate, tanto que as duas maiores empresas de mate do país são, ou eram, curitibanas (mate Leão e mate Real). A venda das empresas paranaenses para grupos de fora é outro fator marcante e credito muito dessa culpa ao governo Jaime Lerner.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário