segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Porque não somos argentinos?

De passagem pelos canais da TV me deparo com uma matéria na TV justiça sobre um incêndio que aconteceu numa balada de Buenos Aires há 5 anos. Essa semana aconteceu o julgamento do caso e as penas foram pesadas. O dono da casa noturna pegou 20 anos, pois as saídas de emergência não estavam 100% abertas. O agente da banda pegou 18 anos e o delegado que permitiu o funcionamento do estabelecimento pegou mais de 15.
No momento que vi a matéria me lembrei de um caso trágico que aconteceu aqui. Em junho de 2003 foi realizado o evento “Unidos pela Paz” no Jockey Clube e a desorganização, incompetência e o descaso tupiniquim causaram a morte de três adolescentes.

Enquanto na Argentina os responsáveis são sentenciados a penas pesadas, por aqui o no primeiro momento a policia informou que o promotor do evento seria indiciado por homicídio culposo, sem intenção. Sem dúvida matar não era o objetivo do evento, assim como o objetivo também não era oferecer segurança, uma vez que 30 mil ingressos foram colocados a venda, o Jockey não chegou nem a solicitar o alvará ao corpo de bombeiros para realizar o evento. A Policia Militar só foi informada do evento após as mortes terem acontecido. Como não sabia de nada a PM não enviou soldados para fazer a segurança que era feita apenas por seguranças particulares e para agravar havia venda de bebida alcoólica a menores de idade.

Nunca mais ouvi falar do caso, o que me faz acreditar que não tenha dado em nada.
Pesquisando pela Net descobri que o organizador foi indiciado por homicídio doloso, com intenção, mas conseguiu alguns Habeas Corpus e continua livre. A Polícia Civil tinha conhecimento do evento, porém as informações que receberam é que seriam vendidos apenas 5 mil ingressos e não 30 mil como aconteceu.

Mais de 6 anos depois o caso não está resolvido e ninguém sabe quando será. Depois de julgado no Paraná o processo vai fazer um pinga-pinga pelas várias paradas do judiciário brasileiro e só deve terminar lá por 2020.

Desculpem-me os ufanistas de plantão, mas nessas horas tenho certeza que a única coisa que somos melhores que o argentinos é no futebol.

Um comentário:

Rogério Dumke disse...

Concordo com o Léo. E tratando-se de civismo são inúmeros os exemplos que nos colocam muito aquém dos Argentinos.

Mas na conclusão precisamos ver o outro lado. Somos melhores que a Argentina no futebol (fato), mas não o tempo todo!