sábado, 31 de outubro de 2009

Sistema Estar.

O Estar (Estacionamento Regulamentado)de Curitiba é uma forma de evitar que os motoristas estacionem os carros nas áreas mais movimentadas da cidade por um período maior que duas horas (algumas ruas permitem o estacionamento por até três horas). Esse sistema serve para provocar o rodízio de vagas de estacionamento ne centro, favorecendo os comerciantes.

Muita gente não gosta do Estar, acha que é uma forma de arrecadar dinheiro inventada pela prefeitura e que não oferece nenhum benefício ao cidadão, eu discordo.

Mas o que acontece quando o carro é estacionado sem o cartão ou por tempo superior ao permitido?

Multa. Quem comete a infração é multado por estacionamento irregular (R$ 53,20 e mais alguns pontos na carteira), porém a Prefeitura permite uma flexibilização conhecida por pouca gente.

Quando você é multado pelas periquitas (apelido dado aos agentes de transito, pois até 1998 usavam um uniforme verde) você tem 5 dias para regularizar a situação antes que a multa seja emitida. Essa regularização é bastante simples, basta encontrar uma periquita na rua, apresentar a multa e comprar um talão de Estar novo. Uma das folhas do talão será retirada, para compensar a folha que deveria ter sido usada anteriormente e você levará para casa um talão com nove folhas.

Acredito que essa seja uma forma justa de "punir" o motorista, que terá que procurar pelo agente de trânsito e terá que comprar um talão completo. O talão poderá ser usado em datas futuras, sem maiores prejuízos.

Nenhum comentário: