segunda-feira, 31 de maio de 2010

Curitiba, cidade-estado.

Que Curitiba é a capital do Paraná todo mundo sabe, mas pouca gente sabe que pelo bom senso Curitiba deveria ser a capital do estado de Curitiba.

O Paraná foi criado em 1853, depois de vários acordos políticos e depois de muito apoiar o Império em todas as revoltas que tivemos na região (Farroupilha e Sorocaba por exemplo). Éramos província do estado de São Paulo e a denominação que o Império dava a região era Comarca de Curitiba. O critério usado para definir o nome do estado surgiu da cabaça de algum burocrata imperial, que usou o mesmo critério dado ao estado do Amazonas. Pegou-se o maior rio da região e deu a todo o estado seu nome. O Curioso é que para o estado do Paraná o Rio Iguaçu é muito mais importante, pois ele liga o estado quase que de leste a oeste, enquanto o Rio Paraná divide o Paraná do Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Pelo bom senso o nome deveria ter sido mantido e Curitiba deveria ser a capital do estado de Curitiba, assim como Rio e São Paulo.

"Art. 1º A comarca de Curitiba, da Província de São Paulo fica elevada à categoria de Província, com a denominação de Província do Paraná. Sua extensão e limites serão os mesmos da referida Comarca."

Quem quiser saber um pouco mais sobre essa história pode acessar o site http://migre.me/KIUS

Nenhum comentário: