terça-feira, 18 de maio de 2010

Memoriais Curitibanos

Curitiba costuma prestar homenagens as etnias que formaram o estado através de memoriais. Vários parques e praças da cidade tem esse tipo de referência, como por exemplo o Bosque do Papa referência aos Poloneses, o memorial árabe próximo ao Passeio Público, a fonte de Jerusalém para os judeus, etc...

Porém uma das etnias que formaram a cultura local não tinha sequer uma referência. Em momento algum da nossa história foi prestada homenagens aos negros que por aqui chegaram.

Isso até o dia 22 de maio, pois nessa data será inaugurado na praça Zumbi do Palmares o Memorial Africano. A praça, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, terá um grande portal na entrada principal, com 54 colunas representando cada um dos países do continente. Quadradas, as colunas de 4 metros de altura levarão o nome do país, bandeira e a localização no continente. As descrições e desenhos serão feitos em azulejos. A ideia é que cada missão oficial de países africanos em Curitiba fixe uma placa na coluna correspondente ao país.

Nenhum comentário: