sábado, 18 de setembro de 2010

Arte na Faixa


Vinte esquinas de Curitiba vão receber neste domingo (19) intervenções artísticas nas faixas de pedestres, feitas por pintores, cartunistas, ilustradores e grafiteiros da cidade. A ação "Arte na Faixa", projeto da Prefeitura Municipal, faz parte da Semana Nacional do Trânsito, coordenada pela Urbs, que começa na sexta-feira (17). O trabalho de pinturas nas faixas é inédito na cidade e envolve arte e educação no trânsito, numa parceria entre a Urbs e a Fundação Cultural de Curitiba.

Mais do que chamar a atenção para a importância das faixas de pedestre, o Arte na Faixa busca contribuir para uma mudança de comportamento dos curitibanos quando o assunto é respeito às normas de trânsito. A ideia é fazer com que as faixas sejam notadas e passem a fazer parte do cotidiano de pedestres e motoristas.

Além da pintura, o projeto inclui ainda um hotsite (www.artenafaixa.com.br) que traz a exposição virtual das obras e também o endereço onde elas podem ser conferidas pessoalmente. Junto, está sendo gravado um mini-documentário sobre a ação.

Para a realização das pinturas foram escolhidos locais de grande fluxo de pessoas em vários pontos da cidade e um sorteio definiu a esquina em que cada artista fará a intervenção. (Veja os endereços no final desta página). A pintura será feita apenas na primeira faixa, perto do meio-fio. Além de ver as imagens o pedestre também verá a mensagem: "Agora que você reparou, atravesse na faixa."

As pinturas começam a ser feitas às 14 horas de domingo. Agentes da Diretran vão orientar o trânsito durante o trabalho dos artistas. Em caso de chuva, as pinturas serão transferidas para o próximo domingo (26). "Curitiba já é uma referência em vários segmentos e queremos que seja também no respeito no trânsito, para que motoristas e pedestres respeitem a faixa", diz Rosângela Maria Battistella, diretora de trânsito da Urbs.

Marili Azim, coordenadora de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), explica que a ação despertou o interesse dos 20 artistas selecionados e que os trabalhos são sobre temas livres. "Convidamos artistas atuantes nas artes visuais, de diferentes gerações e estilos, e eles perceberam a importância de envolver a arte numa ação educativa no trânsito. Isso amplia o impacto da ação", destaca Marili.

Para o ilustrador Raphael Teles, o "Arte na Faixa" é uma grande oportunidade para disseminar cultura pelas ruas de Curitiba. "É uma ideia bacana porque envolve os pedestres e dá para levar a arte para pessoas que não têm tanto acesso a esses tipos de trabalhos", disse.

Marcelo Lopes também está entre os 20 artistas escolhidos para pintar uma faixa. "Achei bem legal o projeto. Primeiro pelo suporte. Você não imagina uma obra de arte no chão. Além disso, o formato da faixa acaba sendo um desafio para a criação."

Já a artista plástica Sandra Hiromoto considera a iniciativa interessante, pois muitas vezes o pedestre nem percebe a faixa no seu cotidiano. "A arte aproxima e proporciona um novo olhar e um novo comportamento". A artista diz que fará um trabalho de stencil art, relacionando objetos cotidianos de casa com objetos urbanos.

Serviço:
Arte na Faixa - Semana Nacional de Trânsito
Data: 19 de setembro, a partir das 14h


Clique aqui para conferir os locais das intervenções e os artistas.

Clique aqui: arte_na_faixa_ruas_e_artistas.pdf

http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/obras-de-arte-vao-colorir-vinte-faixas-de-pedestres-em-curitiba

Nenhum comentário: