sexta-feira, 3 de setembro de 2010

curtacurit!ba




Curta Curitiba é a nova marca para promover o turismo na cidade

A partir deste mês, os turistas que chegarem à cidade conhecerão uma novidade, a marca "Curta Curitiba", que será usada em folhetos de divulgação, ações promocionais e pontos turísticos. A marca foi encomendada pelo Instituto Municipal de Turismo para fortalecer a imagem de Curitiba como um destino personalizado e convidativo e atrair visitantes.

"Ter uma marca é um diferencial competitivo, uma estratégia de marketing para divulgar as potencialidades do destino", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

A nova marca foi criada pela agência G8 Design. Antes de elaborá-la, houve uma pesquisa sobre os slogans mais marcantes do turismo mundial, como "I Love NY" (com a palavra love substituída por um coração), de Nova York, nos Estados Unidos, e "I Amsterdam", de Amsterdã, na Holanda.

A expressão "Curta Curitiba" foi escolhida por denotar força e descontração. "Ela transmite ao visitante uma mensagem positiva e o convida para o turismo baseado na experiência e descoberta, mais participativo e menos contemplativo. É uma afirmação da vida curitibana para as pessoas que querem vivenciar a cidade", explica Juliana.

Variações da tipografia também foram exploradas na nova marca. A expressão ganhou modernidade e força ao ser escrita em caixa baixa, com letras sem serifa e na variação bold (negrito).

Para colorir esses elementos, foram usados verde e vermelho, presentes no brasão do Município de Curitiba.
A nova identidade visual também é uma ferramenta para sensibilizar o morador de Curitiba sobre o potencial da cidade de atrair visitantes. Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

"Até pouco tempo, os moradores não viam tantos visitantes pela cidade, mas isso mudou. É preciso mostrar o quanto o turismo contribui para o desenvolvimento de uma cidade e o quanto é importante bem receber um visitante", diz Juliana.

Nenhum comentário: