quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carne de onça.


Imperdoável. Um blog sobre Curitiba que já tem mais de um ano e até hoje não falei da Carne de Onça.

Bom, vamos corrigir esse equívoco.

A carne de onça é, na minha opinião, o mais tradicional prato curitibano. Diferente do que aparenta nosso prato típico não é o barreado (prato típico do litoral, Morretes e Antonina), que é muito bom por sinal, mas pouco consumido em Curitiba. Nossa cozinha não tem muita tradição, por isso adotamos o barreado.

Por outro lado a carne de onça é uma comida que você encontra em vários bares e restaurantes da cidade e não conheço outros lugares em que ela seja consumida.

Antes de causar qualquer confusão é importante esclarecer que a carne de onça não coloca o animal sob o risco de extinção, isso por um motivo muito simples, ela é preparada com carne bovina.

O prato é de origem alemã, e provavelmente ganhou esse nome em algum boteco da cidade que queria fazer uma graça para aumentar as vendas.

Trata-se de um pedaço de broa (pão preto) coberta com carne crua e cebolinha. Pode ser acompanhada de mostarda escura, americana ou alguma outra traquitana que esteja sobre a mesa, ai depende do paladar de cada um.

A carne de onça não é o prato principal de ninguém que queira se manter vivo e com sustança, mas é uma beleza para acompanhar um caneco de chopp. A iguaria pode ser apreciada em vários bares da cidade, mas fica bem mais legal quando comida no Bar do Alemão.

Fica ai a dica. Quem tiver a oportunidade e a curiosidade pode experimentar uma tradicional Carne de Onça.

Nenhum comentário: