quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Curiosidades sobre o trânsito de Curitiba.

Encontrei algumas informações curiosas no site da Urbs. Você sabia...

que o primeiro acidente, com bonde, em Curitiba aconteceu no dia 25 de dezembro de 1887? “...o bonde nº. 03, descendo a rua da Assembléia (Dr. Muricy), veio com tanta velocidade que, não obedecendo à curva da casa do Dr. Ricardo dos Santos, descarrilhou ao entrar para a Rua da Imperatriz (Mal. Deodoro), e, incontinenti, virou para o lado direito, jogando muitos passageiros fora de seus lugares.
Felizmente ninguém se machucou, mas o certo é que até aquele ponto o bonde vinha cheio e dali seguiu sem mais um sequer de seus passageiros. Compareceu o Senhor Delegado de Polícia, que intimou o cocheiro a não continuar a descer a ladeira com tanta velocidade.” (Gazeta, 27 de dezembro de 1887)

que, em 1903, Francisco Fontana trouxe para Curitiba o primeiro automóvel movido a gasolina?

que o prefeito Candido de Abreu, que exerceu o cargo entre 1912 e 1916, adquiriu os primeiros veículos para o serviço público?

que, em 1913, foram criadas as primeiras leis que controlariam a circulação dos veículos automotores pelas ruas e estradas de nossa capital?

que a Guarda Civil ficou responsável pela fiscalização das ruas e estradas da capital?

que , em 1952, surgiu a Companhia de Controle de Trânsito, porém, somente por volta dos anos setenta a polícia Militar incorporou totalmente a fiscalização do tráfego em Curitiba?

que os automóveis chegavam ao porto de Paranaguá e eram trazidos para Curitiba pela Estrada de Ferro?

que, em 1940, Curitiba possuia pouco mais de 3.000 carros particulares, entre eles alguns caminhões e autos de aluguel?

que para o emplacamento dos veículos era adotado o seguinte critério: veículo particular tinha a letra P antes do número. Ex: P-50 era do veículo chevrolet do Dr. Vitor do Amaral, e, carros de aluguel tinham a letra A antes do número. Ex: A-612, que era a placa do ford de Pio Foltran, cujo ponto era na Praça Ozório? Que este sistema de identificação desapareceu nos primeiros anos da década de quarenta?

Nenhum comentário: