sábado, 15 de maio de 2010

Histórias sem comprovação.

Essa semana os seguranças do governador tiveram muito trabalho. Primeiro foi uma tentativa de assalto e depois, no centro da cidade, prenderam outro ladrão que havia roubado uma loja na região.

Quando ouvi a notícia me lembrei de uma fato parecido que ocorreu no final da década de 90, quando o prefeito era Rafael Greca, que depois virou ministro do turismo e afundou com a Caravela que não boiava em 2000.

Enquanto era prefeito Greca prendeu um assaltante na unha. Não achei nada na net sobre isso, então já que o post será de lembranças incertas vou tratar de outro assunto que quero escrever faz tempo, a última nevasca em Curitiba.

Voltando ao Greca. Ele foi um dos prefeitos mais marketeiros que a cidade já teve. Cada invenção da sua cidade era divulgada com muita purpurina e alarde. Greca adorava um holofote.

Certa vez estava no carro da prefeitura e viu um assaltante roubando a bolsa de uma senhora. Pediu a seu motorista para seguir o indivíduo e em determinado momento saltou do carro e deteve o bandidão. No meio de uma multidão, ao melhor estilo Batman, recuperou a bolsa, deu uma lição de moral no cara (pode até ser alucinação da minha cabeça, mas lembro até da frase que, segundo a imprensa, teria sido dita ao cara: -Nessa cidade ninguém rouba). Sabendo o quanto Greca era marketeiro não custa imaginar que isso seria uma armação para se promover. Quem sabe?

A outra lembraça é de quando nevou em Curitiba. Já procurei informações sobre isso, mas nunca achei nenhuma confirmação. Não estou falando da neve que caiu em 1975, mas sim de uma neve que caiu no meio dos anos 80. Lembro de ter visto isso no jornal estadual, isso com 5 ou 6 anos de idade, e nunca mais esqueci. Não foi uma neve generalizada, mas sim uma pequena quantidade de neve que caiu em uma determinada região, talvez Pilarzinho. O problema é que nunca encontrei ninguém que se lembre dessa neve e nunca achei nenhuma comprovação histórica disso.

Se alguém tiver mais informações sobre qualquer uma dessas histórias, qualquer contribuição será bem vinda.

3 comentários:

Rogério Dumke disse...

Sobre a neve tenho uma contribuição. A RPC (Rede Globo local) sempre que começa o inverno em Curitiba reprisa a mesma reportagem. Desde 1975, todos os anos, exatamente as mesmas imagens! Talvez lá nos seus cinco ou seis anos de idade você tenha visto uma das reprises da neve de 75 e tenha pensado se tratar de algo "ao vivo". Aguardemos o início do inverno para rever a mesma reportagem de sempre.

Glauber Gorski disse...

Apesar se algumas bobagens que dizem por aí, essa leve queda de neve aconteceu mesmo. Micro-flocos. Foi lá por 83, 84. Lembro que tive que fazer um esforço ótico para enxergar os pequenos grãos de gelo, mas não foi um esforço em vão. Por aqueles dias se esperava de fato nevar, pois o frio estava muito intenso. Vi isso no bairro onde eu morava - na Santa Candida. Meu pai, que trabalha nas Mercês, tinha ligado pra casa dizendo que lá tinha sido mais visual. Mas ficou longe de ser uma queda de neve com acúmulo no solo. Ficou mais como um experimento científico. Tua memória não te trai, Leo.

Treinar e viajar disse...

Trai sim...segundo o Leo, a grande nevasca dos anos 80 ocorreu no Pilarzinho!