quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Restaurantes de Santa Felicidade.


Bom, vou começar esse tópico falando a verdade. Não tenho certeza absoluta se o que vou escrever aqui.
Vou tentar descrever de forma rápida os principais restaurantes de Santa Felicidade e ai está o maior problema, muitas dessas descrições são feitas com base em lembranças antigas e hoje a situação pode ter mudado. Lá vou eu.

Restaurante Madalosso - Começo pelo principal restaurante de Santa Felicidade e na minha opinião o principal da cidade. O Madalosso não é um paraíso gastronômico. Lá você não vai ter uma refeição inesquecível. Não é nem o melhor restaurante de Santa Felicidade. Mas então por que eu acho que é o mais importante? Simples. Se você falar em Santa Felicidade para um curitibano na hora vai passar um vídeo dele no Madalosso. Amem ou odeiem, Madalosso é a alma de Santa Felicidade. O restaurante leva o nome da família mais tradicional do bairro, dona de vários restaurantes e que mais contribuiu para Santa Felicidade ser referência nacional de gastronomia italiana.
O cardápio do Madalosso é a essência da cucina italiana de Santa Felicidade. Frango com polenta, temperado com tradição. Entre os principais pratos estão a polenta, o frango prensado e à passarinho, lasagnas, gnhoccis, spaguetti, risoto e algumas outras opções.
Para se ter uma idéia da importância do Madalosso na cidade basta jogar o nome do seu Maitre no Google e você terá quase mil respostas (nota triste, algumas dessas respostas são sobre seu falecimento, que aconteceu no último dia 5).
Enfim, se você é turista esse é o restaurante que eu recomendo.

http://www.madalosso.com.br/index1.html

Velho Madalosso - O restaurante que deu origem a tradição da família fica bem em frente ao Madalosso. Por muito tempo ele servia exatamente o que servia no nova, mas há alguns anos o cardápio foi diferenciado e virou um restaurante mais refinado. Sai o vinho da casa e entra a adega repleta de opções. O insubstituível frango com polenta ganha acompanhamentos como nhoque com tomate seco e ao sugo, conchiglione recheado com quatro queijos e figo, e carnes assadas. O mudança foi acertada e o Velho Madalosso é sem dúvida um dos melhores restaurantes de Santa (vencedor do Veja Melhores da Cidade 2009 na categoria melhor de Santa Felicidade).

http://www.velhomadalosso.com.br

Veneza - Outro tradicional de Santa. O Veneza, na minha opinião, é o restaurante mais legal para as crianças. Lembro de quando era pequeno (para quem me conhece sabe que isso significa quando tinha mais ou menos 1,60m de altura) ir ao Veneza era diversão garantida. Na entrada do restaurante existe um parede de vidro por onde escorre água o tempo todo, nada de espetacular, mas já chama muita atenção das crianças. Agora, o ponto alto do Veneza é o castelo. Aquilo por si só é motivo para visita. Lá dentro você compra algumas lembranças e alguns produtos artesanais, mas a decoração vale a pena. Também tem uma fonte onde você joga uma moeda e faz um pedido. Na minha opinião o Veneza é uma espécie de Disneilândia medieval em plena Santa Felicidade.
O cardápio é composto pelo tradicional frango com polenta, mas também tem uma spagueteria onde você é o chef. Outra dica importante é o Alexander, batida feita com leite condensado, creme de leite, licor de cacau e sonho de valsa.

www.restauranteveneza.com.br/

Dom Antônio - Mais um restaurante da família Madalosso, mas sem ligação com os dois primeiros. Na verdade os donos, pelo que sei, são irmãos do dono do Grupo Madalosso.
O Dom Antônio foi por algum tempo o maior restaurante de Santa Felicidade. Sua composição e cardápio são muito parecidos com o Madalosso. Vários salões que podem funcionar de forma independente para pequenos e médios eventos eu que funcionam normalmente em datas festivas, como dia das mães. Quem frequenta o Dom Antônio logo percebe como ele foi construído. No centro fica a cozinha e ao seu redor ficam os salões com nomes italianos, Azzurra, Scalinata, etc...
O nome é em homenagem ao patriarca da família, Antônio Madalosso.

http://www.domantonio.com.br

Ristorante Siciliano - Não lembro bem do cardápio do Siciliano e como não achei nada na internet não vou cometer o erro de escrever sobre. O Siciliano vai entrar no post por ter a fachada mais legal de Santa. Um portal clássico com colunas quebradas.
Atualizando... o site é www.ristorantesiciliano.com.br

Cascatinha - Também não achei um site oficial, mas o cardápio do Cascatinha segue a linha do Madalosso. O restaurante tem esse nome, pois fica ao lado de um rio com cascata (artificial, diga-se). Muito usado para eventos é um cenário comum em álbuns de casamentos dos curitibanos. Também é comum ouvir falar que um noivo ou uma noiva foram para a água durante as fotos.

Churrascão Colônia - Nada italiano, o Churracão Colônia é o primeiro restaurante que você avista quando entra em Santa Felicidade. Até aqui você vai encontrar o frango com polenta, mas de outra forma. A polenta vem como aperitivo e o frango faz parte de uma das mais de 20 opções de carnes. Sem dúvida é uma boa churrascaria.

http://www.churrascaocolonia.com.br

Casa dos Arcos - A Casa do Arcos é um ótimo restaurante, mas difícil de descrever. Se pegar todos os restaurantes do blog (calculo que já tenha escrito sobre mais de trinta) nenhum vai ser tão complexo quanto esse.
O restaurante não é típico de Santa Felicidade. Aqui o frango com polenta até existem, mas soterrados por zilhões de opções.
O sistema da casa é buffet ou a la carte durante o almoço e a la carte durante a janta. Fui almoçar algumas vezes lá, sempre no buffet e o que lembro é que comia tanto que saia de lá com amnésia. Talvez isso esteja dificultando tanto falar sobre o restaurante.
Em resumo, se você gosta de variedade é a melhor opção de Santa. O cardápio tem massas, carnes, saladas, pizzas e calzones e pelo que me lembro tudo isso está no buffet.

http://www.casadosarcos.com.br

Família Fadanelli - Mais um restaurante do Grupo Madalosso, porém aqui as opções passam bem longe de um frango com polenta. É requintado, tem pratos bem elaborados e atende aos consumidores que querem qualidade. O nome é em homenagem a matriarca da família Madalosso, Rosa Fadanelli. É o restaurante 5 estrelas do grupo e para mim o mais sofisticado de Santa.

http://www.famigliafadanelli.com.br

4 comentários:

Treinar e viajar disse...

Fiquei com vontade de ir ao Veneza. Acho que a última vez que fui lá foi em um aniversário de namoro, isso antes de morar em Paranaguá.

Veneza = Disney..ehehe

Algumas omissões que valem um post 2: Chalet Suiço (o que um restaurante suíço faz em Santa?); Porta Romana e Iguaçu.

Neia disse...

Olá vi seu comentário sobre padre Germano, que vc disse tio... gostaria de saber se ele era seu ia mesmo...queria saber um pouco mais sobre ele. Obrigada .

Neia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Gasparim disse...

Olá, sou do Ristorante Siciliano encontrei esse post e como vi que não tinha encontrado informações segue nosso website: www.ristorantesiciliano.com.br qualquer outra dúvida posso estar lhe enviando por e-mail.
Parabens pelo post, acho muito importante que a história de Santa Felicidade seja contada e principalmente que lembraram dos outros restaurantes.