segunda-feira, 29 de março de 2010

Caldo das Nações. Curitiba 317 anos.

A Curitiba de hoje tem várias atrações turísticas, monumentos, agitos e muitas outras coisas que apareceram nos últimos 25 anos. Algumas dessas novidades mandaram para o esquecimento velhos hábitos ou características da antiga cidade, outras parecem que vieram mas acabaram morrendo, caso da 24 horas, e outras parecem que vão continuar para sempre, em perfeita convivência com as mudanças.

Um desses heróis da resistência é o caldo de cana da Praça das Nações. Lembro de ir ao viaduto do Alto da Xv para brincar na pracinha, ver a cidade de cima e, invariavelmente, tomar um caldo de cana. Isso quando eu tinha uns 5 anos.

É verdade que a pracinha mudou um pouco. Não tem mais a escultura do soldado carranca de madeira, nem o pequeno labirinto que era usado mais de banheiro público que como brinquedo, ganhou uma enorme bandeira do Brasil e até alguma pompa, mas o caldo de cana continua lá (ou aqui, pois estou postando da praça) desde 1972.

Esse é um lugar em que Curitiba está preservada. Aqui Curitiba não cresceu como nas quadras em volta, ou então aqui o mundo em volta de Curitiba não encolheu, pois quando se cresce temos a impressão que nosso mundo é que encolhe e olhando pelo viaduto vejo uma cidade tão grande quanto a que via na infância. Isso mostra que crescemos juntos.

*Escrevi esse post no dia 02 de janeiro, mas acabei segurando a postagem por motivos diversos. Estou colocando ele hoje para comemorar o aniversário da cidade.

Nenhum comentário: