segunda-feira, 29 de março de 2010

Exposição: "Quem é o Homem do Sudário?"

Exposição: 'Quem é o Homem do Sudário'

A valiosa exposição científica Quem é o Homem do Sudário, sobre uma das mais belas e intrigantes peças da história chegará em Curitiba nesta terça-feira, 30 de março.

A mostra contará com o facsímile do Sudário produzido em Turim, réplicas dos flagelos, coroa de espinhos e pregos produzidos em Israel, os hologramas em tamanho natural da imagem produzidos pelo cientista holandês Petrus Soons, além de ilustrações, painéis e infográficos que explicam, de forma dinâmica, o que cada estudo descobriu sobre o tema.

Outra atração será as moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que reproduz a posição em que o Homem do Sudário se encontrava quando a imagem foi produzida no pano.

O Sudário está guardado na catedral de Turim na Itália é um tecido muito estudado por disciplinas como arqueologia, palinologia, hematologia, medicina forense, microbiologia, história, semiótica, numismática etc.

Estudiosos admitem existir grande coincidência entre as marcas impressas no tecido e o que os Evangelhos relatam sobre a Paixão de Cristo. A coincidência começa pelo fato de que o lençol foi confeccionado segundo antigas técnicas do Egito e da Síria. Nele há diversas manchas de sangue humano do tipo AB, mais comum em judeus. A análise do sangue indicou uma substância cicatrizante do fígado – a bilirrubina – produzida quando o corpo é gravemente traumatizado. O estudo constatou também cromossomos do tipo XY, confirmando que seria uma pessoa do sexo masculino.

Foram descobertos também mais de 70 tipos de polens no Sudário. Dentre eles, alguns comuns no Vale do Jordão e Mar Morto, de lugares pedregosos ou salgados e regiões desérticas.

A análise médico-forense mostra que o homem possuía altura entre 1,75 e 1,80m. No lençol há marcas que indicam que ele foi açoitado e os ângulos das feridas permitem deduzir que havia dois flageladores. Já na imagem da cabeça há cerca de quarenta feridas causadas por objetos pontiagudos. É fácil observar que este quadro é compatível com a cabeça de quem recebeu uma coroa de espinhos. Há também marcas de feridas nas mãos e pés que coincidem com as de um homem crucificado.

O grande mistério é que, apesar de o lençol ter envolvido um cadáver, o que foi comprovado pela análise do sangue, a imagem impressa nele não apresenta sinais de decomposição. As manchas de sangue também mostram que o corpo ficou em contato com o lençol durante um período entre 30 e 40 horas: mais uma coincidência com o relato dos evangelhos.

Polêmico ou não, há muitos indícios de que o homem possa ter sido Jesus Cristo. Independentemente de religião e da fé, este objeto de interesse científico e arqueológico tem imenso valor. Foi responsável por inúmeros estudos e inquietantes curiosidades. Trata-se de um lençol com valor histórico e rico para a cultura mundial.

Os visitantes poderão entender o esforço empreendido por dezenas de cientistas para entender como se formou a imagem do "Homem do Sudário".

Segundo Maria Aparecida de Oliveira, gerente de Marketing do Palladium Shopping Center, para Curitiba, não deixa de ser uma honra receber uma exposição de tamanha importância. "É a primeira vez que um shopping no Brasil recebe uma exposição científica internacional de imenso valor. Ela não tem como objetivo trazer conclusões e sim reflexões sobre um tema tão polêmico e temos muito orgulho em abrigar uma ação de tal magnitude. Além de ser algo inédito e exclusivo no Brasil, o shopping agrega valor cultural para seus consumidores e proporciona conforto aos turistas que virão de diversas partes do Brasil e da América Latina", diz.

Crédito das imagens: Divulgação.

Serviço:

Exposição: Quem é o Homem do Sudário

Início: 30/03/2010. Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 11h às 23h;
Sábados, das 10h às 22h; Domingos, das 14h às 20h

Palladium Shopping Center, Piso L3

Ingressos: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada) *valor dos ingressos
válido de 30/03 a 30/04/2010

Agendamentos de grupos: (41) 3212-3500 ou pelo email:
sudariogrupo@shoppingpalladium.com.br

Mais informações pelo site: www.homemdosudario.com.br

Nenhum comentário: