domingo, 4 de abril de 2010

A Grande Curitiba


Conversando com um amigo paulista falei que a árae de Curitiba era maior que a área de São Paulo. Não tinha certeza, mas me recordava da aula do professor Vicente, assistida em 1992, e que constava a informação que Curtiba era maior que São Paulo.

Fui tirar a dúvida. Minha lembrança não estava certa, mas também não estava totalmente errada. a cidade de São Paulo é mais de três vezes maior que Curitiba, porém levamos ampla vantagem na extensão territorial da Grande Curitiba, que tem o dobro do território.

A Grande Curitiba nasceu em 1973 e cresceu ao longo dos anos. Hoje ela é composta por 26 municípios que ocupam uma área total de 15.418,543 m² (a área da Grande São Paulo é de 7.943,818). A população estimada pelo IBGE era de 3.172.357 habitantes e o PIB 65.189.293,00, dados de 2007. Ela vai da divisa com São Paulo até a divisa com Santa Catarina e é administrada pela Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.

A região metropolitana é uma ára bem rural, apesar de ter sofrido uma forte industrialização nos últimos anos. Nela está o segundo pólo automotivo do Brasil, com fábricas em Curitiba, São José dos Pinhais e Campo Largo e industrias de todos os tipos.

Temos uma grande quantidade de opções de lazer, com bons restaurantes e também boas opções de ecoturismo, cidades históricas e colônias de imigrantes europeus que conservam suas características originais.

Sem dúvidas a Grande Curitiba tem muito a oferecer aos turístas e aos moradores, basta garimpar as melhores atrações, pois pecamos em não divulgar de uma forma mais universal tudo que temos a oferecer.

Nenhum comentário: