quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Pensador.

Já escrevi que Lerner foi o melhor prefeito que Curitiba já teve e o pior governador da história do Paraná. Tá certo que escrevi isso tem bastante tempo e confesso que minha opinião, em ambos os extremos, mudou um pouco (pra não falar em bastante).

O fato é que o Lerner colocou Curitiba no mapa. Mapa Mundi pra ser mais exato.

As inovações e virtudes curitibanas são propagadas em todos os continentes. A África do Sul adotou o sistema de transporte de Curitiba como solução para a mobilidade durante a copa, a ONU indicou Curitiba como modelo para a reconstrução de Kabul, capital do Afeganistão, depois da invasão americana. O Ligueirinho já circulou por Nova York e mais um monte de coisas que nasceram aqui foram adotadas, ou ao menos serviram de inspiração para algumas inovações urbanas interessantes.

O fato é que tantos acertos trouxeram ao Lerner um reconhecimento mundial inegável. O gordinho corre o mundo dando palestra, apresentando e vendendo soluções para cidades de todos os tipos e hoje talvez ele tenha tido o maior reconhecimento de sua vida. Seu nome foi publicado pela revista Times como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo. Mais um motivo para inflar o nosso ego.

Um comentário:

Lu Paludetto disse...

O biarticulado esta em londres.. a unica coisa e que aqui ele nao tem "canaletas" e como as ruas sao muito estreitas, a rota do bi ficou muito reduzida (vai tentar fazer a curva numa vielinha do centro! sem chance!
Mas por aqui, principalmente no meio de urbanizacao e meio ambiente, voce sempre encontra alguem que conhece e admira o Lerner.. Me professor me perguntou outro dia a respeito, sem saber que eu era de Curitiba e Lernista ate o fim! Nao estava ai quando ele foi governador, mas lembro muito bem da epoca que ele era prefeito. Sempre achei ele um visionario com muita coragem pra ir contra a mare (quem achava que reciclagem e urbanizacao sustentavel era importante na decada de 80?? bem poucas pessoas..