domingo, 11 de abril de 2010

Música em Curitiba

Nunca escrevi sobre música em Curitiba por dois motivos. Não tenho a menor vocação para música, assim como Curitiba.

Tirando algumas bandas de garagem que tocam na noite Curitiba não tem uma produção musical efetiva. Músicos por aqui são poucos, diferente de atores que aqui nascem como pinhas.

Infelizmente, no meio da escassez de talentos e principalmente corajosos, na última sexta-feira morreu Ivo Rodrigues, vocalista da banda Blindagem, o principal expoente do rock leite quente, senão o único.

A Blindagem já tem mais de trinta anos. Nunca alcançou uma posição de destaque na música brasileira, mas tinha seu valor. Acredito que o maior mérito da turma foi ter a coragem de ousar em uma Curitiba dos anos 70, quadrada, conservadora e amusical.

A cidade perde mais que um músico, perde um figura e tanto.

SOU LEGAL, EU SEI
(Ivo Rodrigues Jr. - Paulo Leminski)

Sou legal eu sei
Agora só falta
Convencer a lei
sou real eu sei
Agora só falta
Convencer o Rei
Eu sei que sou legal
O duro é provar
Que sou legal eu sei
Mas isso não sei
Se vão deixar dizer
Eu sei que tudo mais
Vai pro beleléu
A terra
O mar
O céu
Mas nessa hora eu quero mais
é tar com a turma do pinel
Com a turma do pinel

Um comentário:

Rogério Dumke disse...

Ontem (25 de Maio de 2010) tive a oportunidade de assistir a um show do Blindagem "pós-Ivo Rodrigues" (sou fã da banda).
Estava receoso com o que aconteceria na ausência de Ivo, mas tive uma grata surpresa.
O novo vocalista é excelente (muito bom mesmo) e sua voz chega a lembrar um pouco a de Ivo Rodrigues.
Vida longa ao Blindagem!
.
Em tempo, uma curiosidade, Blindagem é uma banda Curitiba (nasceu aqui e aqui fez e faz relativo sucesso), mas NENHUM dos seus integrantes é Curitibano. Tem (até) paraguaio, argentino e gaúcho, mas não tem curitibano!
Isto remete a outro post deste ótimo blog, aquele que diz que Curitiba é formada por "não-curitibanos".