sexta-feira, 8 de julho de 2011

A preferida dos forasteiros.

Não sou dessa época, mas conta a história que a partir dos anos 60 Curitiba passou a ter uma enxurrada de imigrantes que chegavam de outras cidades do país. Constatar que essa história é real é bem simples. Basta ver quantas famílias curitibanas de mais de 3 gerações você conhece. Certamente muito poucas.

Boa parte dessa mão de obra que migrou para Curitiba foi trazida pelo processo de industrialização da cidade. A criação da Cidade Industrial e outras açõe administrativas captaram um grande número de empresas e, consequentemente,  postos de trabalho.

Mesmo com o fim do espaço físico para captação de grandes empresas, Curitiba ainda é o destino preferido por profissionais na hora de aceitar uma proposta de emprego. Os dados são da consutoria inglesa Hays, especializada em recrutamento. A empresa fez uma pesquisa com 1.800 profissionais e desse total 36,2% apontaram Curitiba como destino mais atrativo. Curitiba ficou em primeiro lugar, de um ranking de 7 cidades apontadas na pesquisa.

Isso aponta uma tendência já divulgada pelo IBGE. Curitiba ainda está longe de alcançar a estabilização do seu crescimento. Para o curitibano isso é sinal de que a pequena e bucólica cidade ficará cada vez mais afundada na lembrança, mesmo que seja em uma lembrança que boa parte desses curitibanos não viveu.

Nenhum comentário: