domingo, 23 de agosto de 2009

Banheiros de Curitiba

Uma das sensações mais desagradáveis é ficar apertado em uma grande cidade e não ter para onde apelar. Já passei por isso no centro de Londres e sofri para achar um lugar para fazer pipi.
Quando comecei a correr por períodos mais longos, comecei a desenvolver estratégias. A primeira, válida apenas para corridas, é não ter nojo de banheiros químicos. Lá fora, o bwc químico é químico mesmo. Você entra e não precisa sentir/ver o que seu antecessor fez. Aqui, no Brasil, não passa de uma latrina, ou seja, um grande depósito de dejetos humanos.
Mas, em Curitiba, o que fazer quando se está apertado e os shoppings ainda não abriram? São raros os banheiros públicos no centro da cidade. Não me lembro de nenhum, para falar a verdade. Sei que existem alguns nos terminais, mas como faz tempo que não ando de ônibus, não posso opinar (se servir de parâmetro, o BWC da Rodoviária de Curitiba é pago e razoavelmente limpo)
Uma dica importante para os turistas: não tenham pudores de freqüentar os banheiros públicos existentes nos parques curitibanos.Quando falo para minhas amigas que o BWC do Parque Barigui é tão limpo quanto os banheiros de shopping, ninguém acredita. São banheiros simples, sem mármore e flores, mas contêm o básico. Posso falar de pelo menos três extremamente limpos, com papel e sabonete líquido. Os do Parque Barigui e do São Lourenço são limpos constantemente e para usá-los custa menos de R$ 1,00. Já o do Parque Iguaçu, no Zoológico, é de graça e bem limpinho também.
Durante a semana, se estiver perto do prédio histórico UFPR, pode entrar sem pudores no prédio e procurar por um banheiro. Os banheiros, sobretudo os do terceiro andar, são limpos. Vale tentar os da Reitoria também (os quais já foram palco de uma peça do Festival de Teatro, baseado no conto “cropomancia”, de Rubens Alves).
Ainda perto do prédio da UFPR e da Rua XV, dá para apelar para o bwcs do McDonalds. Existem dois na Rua XV. Um deles perto da UFPR e outro perto da Praça Osório.
Se estiver perto da Praça Tiradentes, uma saída é ir até o Paço Municipal (recém inaugurado, como você pôde constatar aqui). Os banheiros são pouco utilizados e novos.
Perto do Museu Oscar Niemeyer/Bosque do Papa, dá para usar os banheiros do próprio Museu. Dão de 1000 a zero no banheiro do Posto que fica em frente...
Ah, outra dica, geralmente os banheiros de supermercados abrem cedo e são limpos!
Por falar em banheiros de posto de gasolina, já tive que usar vários banheiros de posto durante as minhas corridas. Tento evitá-los ao máximo. A maioria dos banheiros públicos são mais limpos que os banheiros de postos. É melhor pedir clemência para algum outro comerciante a utilizar os banheiros de postos...

*Mais uma contribuição da Gi ao blog.

Nenhum comentário: