sábado, 12 de dezembro de 2009

Ruas de Curitiba - Travessa dos Editores.

Já escrevi sobre a Travessa dos Editores, porém para minha surpresa ontem passei por ela. Não pela editora paranaense que publica livros de importantes escritores locais, mas pela rua propriamente dita.

Não sabia que existia tal logradouro e para minha surpresa ela fica a poucos metros da minha casa, quase no centro de Curitiba.

A pequena travessa, de apenas uma quadra e que faz a ligação entre a Prudente de Moraes e a Visconde do Rio Branco, recebeu esse nome em 1948 e parece que continua parada naquele tempo. Passei por lá duas vezes e nas duas cheguei a mesma conclusão. Aquele lugar não parece ser em Curitiba.

As calçadas são estreitas, as casas não tem recuo e o ar é da década de 40.

Uma paisagem que se fosse mostrada por fotos eu jamais diria que era em Curitiba.

Abaixo a lei que deu origem ao nome da Rua.

A Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, decretou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: Art. 1º A Travessa que corre paralela a rua Júlia da Costa e Alameda Dra. Izabel e que fica entre as ruas Visconde do Rio Branco e Prudente de Moraes, passará a ser denominada "Travessa dos Editores". Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário. Paço da Liberdade, em 31 de maio de 1948.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade, o nome da editora deriva mesmo homenageia mesmo essa pequena travessa em Curitiba.