quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval Pé Frio.

Paranaense não tem muito o que mostra no samba. O Carnaval de Curitiba é terrível, o pior do Brasil, e nossas poucas aparrições na Sapucaí não são nada honrosas.

Me recordo de dois momentos em que o Paraná esteve envolvido com o carnaval Carioca. O primeiro foi em 1995 quando a escola Unidos da Ponte decidiu homenagear o estado em seu samba enredo. O resultado foi óbvio, pois todo mundo sabe que polaco não dá samba e a escola acabou entra as últimas, amargando um 14° lugar e quase caindo para o segundo grupo do carnaval.

Esse ano a maldição se manteve. Não fomos samba enredo de nenhuma escola, mas a Positivo Informática patrocinou o desfile da Portela e a escola amargou um 9° lugar.

Isso pode não ser prova científica para nada, mas é uma coincidência que vale o post. Curitiba é tão avessa ao carnaval que qualquer envolvimento se torna trágico.

Para terminar segue o samba enredo de 95, para "matar a saudade".

Fonte da minha inspiração (me leva)
A suave brisa me embala
A natureza, a riqueza dos teus grãos (Paraná)
É jóia rara
Voa gralha azul!
Semeia o pinhão
Os imigrantes fecundaram esse chão
Rainha das flores, musa dos amores

Curitiba, eu te quero muito mais!... (bis)

Tem fandango no samba
Barreado e chimarrão (bis)
Tem porco no rolete, "é do cacete"
É muito bom

Eu vou sambar, a muamba vai passar
Mas esse estado leva a sério o meu Brasil (Brasil, Brasil)
Lindas casas de madeira
De um povo hospitaleiro e tão gentil
Cataratas do Iguaçu
Beleza que fascina os corações
Rua das Flores, o teatro transparente
Delírio de grandes emoções

Gira carrapeta
Muita água vai rolar (bis)
A Boca Maldita falou
Força vem do Paraná

Nenhum comentário: