terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vagão do Armistício

O Vagão do Armistício foi um dos resturantes mais importantes da história de Curitiba. Sua contribuição, porém não foi propriamente na área culinárias, mas sim na área artística.

Inaugurado em 1937, o Vagão foi desde sempre frequentado por políticos e pessoas influentes da cidade. O nome era uma referência óbvia ao final da Primeira Guerra e uma das passagens mais interessantes da segunda, pois a rendição alemã foi assinada em um vagão na França e durante a Segunda Guerra Hitler exigiu que a rendição francesa fosse no mesmo vagão.

O restaurante ficava no antigo bairro do Capamena, região de ferroviários, e seus proprietários eram Isaac e Júlia Lazzarotto. Sua importância é exatamente por causa desse sobrenome. A influência dos clientes do restaurante valeram uma bolsa de estudos para que Poty fosse estudar na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro essa foi o início da carreira do maior artista curitibano.

O que seria de Curitiba sem o Vagão do Armistício? Difícil saber, mas certamente ainda existe espaço para esse restaurante existir.

Nenhum comentário: