sábado, 20 de fevereiro de 2010

Rios de Curitiba

Curitibano que se preza não joga lixo na rua. Essa idéia é bem difundida na cidade e a recente reportagem do Fantástico mostrou isso. Porém, essa mesma educação não é colocada em prática quando o assunto são os rios de Curitiba. Entre os principais rios de Curitiba estão o Belém, Iguaçu e Ivo. Mortos, pobres e podres.

O Rio Belém é o mais aparente e provavelmente o mais famoso. Corta a cidade, passando pelo Passeio Público, Rodoferroviária e PUC. O trecho visível próximo a PUC dá bem ideia de como estão nossos rios. Eles é um depósito de lixo a céu aberto e já ouvi falar, mas não sei se é verdade, que o Belém é o 2º rio mais poluído do Brasil, ficando atrás apenas do Tietê.

O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e termina em Foz do Iguaçu. Ele não corta o centro, mas faz a divisa de Curitiba com várias cidades, como São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. O Rio Iguaçu é o maior rio em importância para estado, serve como fator comum a várias cidades, de leste a oeste, mas é um rio natimorto.

O Rio Ivo cortava o centro, a muito tempo foi canalizado, escondido e hoje é quase um ilustre desconhecido. Passou a chamar a atenção recentemente por causa das chuvas que faziam o rio transbordar. A prefeitura foi ver o que estava acontecendo e descobriu que havia uma árvore inteira presa em uma das galerias subterrâneas. A árvore era o maior dos empecilhos para o escoamento da água, mas não o maior problema. O que acontecia era que a galeria está tomada por lixo e a combinação árvore e lixo era fatal.

A retirada do tronco foi feita, mas o problema está longe de ser resolvido. Só será quando tivermos a mesma postura com os rios que temos com nossas ruas, até lá só resta nadar quando chove.

Nenhum comentário: