quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cartel de bares

A I Expedição Latitude evoluiu e abaixo vou postar abaixo os possíveis pontos de passagem e também uma breve descrição de cada um deles.


Stuart (1904) - Aberto em 1904, o estabelecimento mantém quase todas as características originais. No cardápio, há apenas petiscos como batata frita, mandioca com bacon, frango à passarinho, carne de rã, coelho e codorna, entre outros. O prato mais pedido do Stuart é a porção de testículos de boi. A lista de bebidas do bar é longa: tem vinhos nacionais e importados, destilados, mais de 60 rótulos de cachaças especiais, chope Brahma e cervejas Bohemia, Brahma, Skol e Stella Artois. Recentemente, foram instalados três televisores no estabelecimento para exibição de jogos de futebol. Não faz promoção de bebidas ou comidas no happy hour. Não serve refeições.

Pote Chopp (1966) - Com mais de quarenta anos, o Pote de Chopp é um dos bares mais tradicionais do centro de Curitiba. O almoço é servido em bufê, com 15 pratos quentes, 15 frios e saladas. No cardápio estão quase 70 receitas, entre carnes, peixes e petiscos. Destaque para mignon à parmegiana ao molho pomodoro, recheado com presunto, tomate seco e mussarela. Tem feijoada na cumbuca na quarta e no sábado.

Pantera Negra (1978) - Antigo bar Gato Preto, o Pantera Negra é frequentado pelos boêmios da cidade. No cardápio, destaque para a costela, picanha e mignon recheado com mussarrela, presunto, milho e ervilha. As carnes são servidas com arroz e batatas-fritas. No Pantera Negra, também há música ao vivo todos os dias, com shows sertanejos e de moda gaúcha. Quem quiser arriscar uns passinhos, há no local uma mini-pista de dança. Para beber: Kaiser, Bavaria, Gold e Original. Não tem promoção de bebidas e petiscos no happy hour.

Bar do Alemão (1979) - O bar do Alemão é um dos locais mais tradicionais do Largo da Ordem. A decoração do ambiente é rústica, como uma típica taberna alemã, e conta com fotografias e pôsteres sobre a Alemanha nas paredes. A música ambiente também é proveniente do país europeu. No cardápio estão pratos da culinária alemã como o Eisbein (joelho de porco acompanhado por salsicha vermelha, salada e chucrute) e o marreco recheado (o recheio conta com miúdos do marreco, repolho roxo, salada e purê de maçã). Para petiscar, a novidade é o Schwarz Wald, composto por carne de onça, joelho de porco defumado e desfiado, salsichas vermelha e branca e morcilhas branca e escura. O prato serve quatro pessoas.
Para beber, destaque para os chopes: há o claro, escuro, carioca (mistura de claro e escuro) e o Black. Tanto o claro quanto o escuro podem ser consumidos no caneco Submarino, que pode ser levado para casa. Há, em seu fundo, um submarino em miniatura. No copo está escrita a frase: “este caneco foi honestamente roubado”. Quem quiser comer sobremesas pode conferir o apfelstrudel (folhado de maçã) e a tradicional torta alemã. Não serve cervejas. Não tem promoção de bebidas ou comida no happy hour

Bar do Pudim (1968) - Um dos botecos mais tradicionais de Curitiba, o Bar do Pudim mantém as mesmas as características de quando foi aberto, em 1968. O cardápio tem receitas que são marca registrada da casa, como a empada de camarão e palmito e os bolinhos de siri e bacalhau, que lideram a lista de pedidos. Serve cervejas Antarctica, Kaiser e Bavaria. Não tem promoção de bebidas ou comidas no happy hour.

O Torto (boteco por mais de 70 anos, Torto desde 2003) - O nome do bar é uma homenagem ao jogador de futebol Garrincha. O estabelecimento funcionava Fotos e quadros sobre a trajetória do atleta estão espalhados pelas paredes. O bolinho de carne preparado a partir de uma receita tradicional da família destaca-se no cardápio. Há também varias opções de petiscos, tais como rollmops, anchovas, empadas de palmito e frango e bolinhos de soja. Para beber: cervejas Heineken e Bavaria Premium. Dispõe ainda de mesa de sinuca. Não tem promoção de comida ou bebida no happy hour.

Bar Palácio (1930) - O Bar Palácio é um bar-restaurante que já mudou de casa algumas vezes, mas continua com as mesmas características desde 1930. O primeiro endereço foi em frente ao Palácio do Governo do Paraná, por isso o nome. é ponto de encontro de clientes antigos, artistas, jornalistas e famílias, que ajudam a preservar a imagem de um ambiente familiar de dia e boêmio à noite.

Bife Sujo (1974) - A tradição do Bife Sujo está além dos mais de 30 anos de existência. O local é conhecido ponto de encontro de personagens clássicos da cidade. A bebida Leminski - Smirnoff com Martini - foi uma homenagem do bar ao antigo frequentador. Atualmente o ar boêmio deu lugar ao restaurante que serve buffet a quilo e pratos a la carte especializados em carne. Nas noites o local fica livre para possíveis eventos. Uma nota triste. A degradação da região da Saldanha Marinho espantou os frequentadores do Bife Suje e atualmente o bar só abre durante o dia.

Bar Mignon (1946) - Com de mais de 80 anos de tradição, o Bar do Mignon passou para o atual endereço, na Boca Maldita, a partir de 1946. Na década de 50 foi ponto de encontro de muitos políticos e nesta época, suas portas não fechavam nunca e tinha cerca de 50 funcionários para atender a clientela assídua e fiel. Passou por uma reformulação e ganhou um espaço com mezanino e também espaço para atender os fregueses no calçadão da XV, com mesas sob toldos de acrílico roxo, que dão uma curiosa luminosidade ao ambiente e transformam o ambiente em uma atração turística, ou um lugar para os turistas descansarem.
Entre suas opções culinárias está o "pernil com verde", sanduíche feito de fatias de pernil cobertas com cebolinha verde, que é receita da família fundadora do bar Mignon, os Amatuzzi, imigrantes italianos da Calábria. Outra sugestão é pedir porções de maionese de batata, alface e tomate, acompanhadas de salsichas, lingüiça calabresa, pernil, filé de frango ou bife.

PAsquale () - Localizado no meio do Passeio Público, o Restaurante do Passeio, mais conhecido como Bar do Pasquale, é um dos mais tradicionais redutos da boemia curitibana. O quiosque amplo e arejado já foi ponto de encontro de Jaime Lerner com seus eleitores, o que ainda acontece hoje, porém com menos frequência. Infelizmente, tal como seu frequentador de renome, a popularidade do Pasquale parece ter diminuído com o passar dos anos.

Ligeirinho (1949) - A especialidade da cozinha são porções de frutos do mar e carnes exóticas. O cardápio tem mais de 20 opções de pratos preparados com perdiz, peixes, codornas e ostras, entre outros. A costelinha de javali custa R$ 18 e acompanha farofa, salada e pão fatiado. Outra sugestão é a carne de rã, prato individual com torradas e salada. Na lista de bebidas, há caipirinhas, whisky, vinho e cerveja Brahma, Bohemia, Beck’s, Stella Artois e Leffe. Também oferece chope Brahma, mas somente no verão. Eventualmente tem música ao vivo; nestes dias, há cobrança de taxa de entrada. Não faz promoção de bebidas ou comidas no happy hour

As descrições dos bares foram tiradas dos sites:

http://guia.gazetadopovo.com.br
http://www.descubracuritiba.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Harry,

Bem legal a lista! Sugiro apenas incluir dois bares... Kapele e o Ponto Final (23 anos).

abs,

Gabriel