domingo, 24 de outubro de 2010

Ilustre Morador

Em Curitiba é bem difícil ver alguém famosos. Não temos nenhum grande artista do momento andando pelas ruas e nem mesmo as celebridades instantâneas dos BBBs parecem curtir os pinheirais, porém poucos sabem qual é o morador mais famoso da cidade.

Se você pensou em Luis Melo ou Hermeto Pascoal, que até onde sei moram por aqui, digo que você está errado, pois nenhum desses é o morador mais famoso de CWB. Se pensou no Lerner, que ganhou notoriedade internacional nos últimos anos, também errou.

O morador mais ilustre de Curitiba é o Sr. Frio. O Senhor Frio é conhecido no mundo inteiro, mas escolheu Curitiba para morar. Como é muito famosos costuma viajar muito, geralmente a trabalho, mas como todo bom curitibano adora a terrinha. O Sr. Frio é um caixeiro viajante e ganha a vida vendendo sorvetes por ai. Durante os dias da semana ele costuma sair da cidade para levar seu gelado produto para outros lugares, mas são poucos os finais de semana em que ele fique longe da cidade.

Você pode reparar, é normal, você passa a semana inteira andando por Curitiba numa boa, e não vê o Sr. Frio por aqui, mas é só chegar a sexta-feira que ele aparece. Ai você dá uma volta na XV e lá está o Sr. Frio. Uma caminhada no Barigui e pode ter certeza que o Sr. Frio estará por lá. Sobe a Torre da Telepar e quem vai com você? Ele mesmo, o Sr. Frio.


Como vende um produto bem sazonal o Sr. Frio encontra sérias dificuldades no seu ofício no meio do ano e entre os meses de março e setembro ele não arreda o pé da cidade. Fica por aqui mesmo, numa forma de culto, carregando as baterias e registrando na memória as peculiaridades da aldeia que serão tão importantes para aguentar a saudades que sente de Curitiba durante suas viagem de verão.

Então não importa se você é de Curitiba ou de qualquer outro lugar. Pode ter certeza, se estiver aqui durante um fim de semana terá grande chance de encontrar o Sr. Frio pelas ruas de Curitiba.

Nenhum comentário: