sábado, 25 de julho de 2009

Curitiba, o turismo e o passado.


Hoje Curitiba se tornou uma cidade com capacidade de atrair turistas graças a diversas obras e serviços. Essa reestruturação recente fez com que as antigas opções turísticas de Curitiba fossem esquecidas.
Lembro que nos anos oitenta Curitiba devia receber uma quantidade 10 vezes menor de turistas e os programas não eram dos mais legais. De fato melhoramos muito, mas vou postar alguns dos antigos programas para os saudosistas de plantão matar as saudades.

Caixa d'Água do Alto da XV
- Fica numa região alta da cidade e era possível ver um skyline com os prédios do centro ao fundo. Era parada quase obrigatória para os ônibus de turismo, mas perdeu o encanto. Hoje a Caixa d'Água é muito mais um referencial de uma Curitiba de outros tempo que um ponto de atração.

Bondinho da XV - Outro que ainda existe, mas já não funciona. O bondinho era uma espécie de estacionamento de crianças, que eram deixadas pelos pais que iam às compras no calçadão. Durante muitos anos foi o principal cartão postal da cidade.

Relógio das Flores - Inaugurado em 1972 é um relógio com 6m de diâmetro que fica no Largo da Ordem. Durante os anos 70 e 80 foi um símbolo da cidade, porém hoje é um pouco esquecido. Pelas minhas lembranças até os anos 90 as pessoas iam ao Largo para ver o relógio, hoje as pessoas vão ao Largo e vem o relógio, sem saber muito do que se trata.

Rua 24 Horas - Essa é conhecida até hoje, mas está completamente abandonada. A 24 horas é um motivo de vergonha para qualquer curitibano, pois foi muito importante no posicionamento de Curitiba como uma cidade moderna e hoje está completamente abandonada. Foi fechada para reforma em 2007, mas ninguém quer assumir o elefante branco e virou um monumento ao abandono, concentração de moradores de rua e consumidores de droga. O mais preocupante é que muitos turistas ainda vão ao local.

Bom, esses são os pontos que me recordo. Será que existem outros que até eu já tenha esquecido?

Nenhum comentário: