terça-feira, 7 de julho de 2009

Prédio histórico da UFPR pode se transformar em centro cultural

O prédio que já é símbolo de Curitiba pode se transformar no mais novo centro cultural da cidade. Perto de completar os 100 anos – em 2012 – a Universidade Federal do Paraná pode ficar ainda mais acessível à população.

O projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR prevê a criação de um cine-auditório, restauração do prédio histórico e do teatro da Reitoria, além da oferta de diversas atividades envolvendo os grupos de dança, MPB, orquestra filarmônica, coral e teatro da Federal. A idéia é reforçar a vocação cultural que existe desde a praça Santos Andrade até o teatro da Reitoria. Teatro Guaíra, Capela Santa Maria Espaço Cultural, Teatro da Caixa e Teatro da Reitoria teriam um contrapeso de força na Santos Andrade, com a criação do centro cultural da Federal. A ligação de um extremo a outro da UFPR foi a inspiração para o nome que o projeto ganhou – corredor de universalização da cultura.
Segundo o coordenador de cultura da Proec, Guilherme Romanelli, a idéia surgiu assim que o prédio foi escolhido como ícone da cidade de Curitiba.

Uma das atividades previstas pelo projeto seria um presente diário para quem passa pela praça Santos Andrade.

Os vizinhos do prédio histórico deverão ser os mais interessados no projeto, como revelou uma pesquisa encomendada pela universidade em 2007.

Para o professor, o projeto deverá dar mais visibilidade ao que já é feito pela UFPR, além de dar mais força a novos projetos.

Com a criação do centro cultural, capítulos guardados da Federal ficariam mais expostos e vivos na lembrança dos curitibanos, com a criação de espaços apropriados.

A documentação audiovisual da própria universidade e também a produção contemporânea ganhariam um espaço próprio no projeto, que prevê a construção de um cineteatro.

O corredor de universalização da cultura foi orçado em 35 milhões de reais e já despertou interesse de entidades públicas e privadas.

A previsão é de que o corredor seja uma realidade até 2012, quando a federal completa 100 anos.

Denise Morini - 07/07/2009 em http://www.cbncuritiba.com.br/index.php?pag=noticia&id_noticia=24071&id_menu=180

Nenhum comentário: