sábado, 30 de maio de 2009

Curitiba na Copa

Domingo será anunciada a relação de cidades que receberão jogos da Copa 2014. Depois de vários tropeços e desentendimento de políticos de todos os tipos devemos conseguir um dos 12 postos.
Mas esse tópico não é para falar da Copa em Curitiba e sim de Curitiba na Copa, de 2010.

Na busca para melhorar a estrutura de transporte coletivo de Joanesburgo para a Copa de 2010 uma comitiva de sulafricanos desembarcou em Curitiba no final do ano passado para conhecer o sistema integrado de transporte, ou Bus Rapid Transit System como o sistema curitibano é conhecido internacionalmente.

As metas para 2010 não são nada modestas. Joanesburgo pretende construir 86 km de vias exclusivas chegando a 122 em 2013. Para se ter ideia do tamanho do projeto em Curitiba atualmente existem 72km e serão 90 km após a conclusão da Linha Verde.

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/noticias/index.php?cod=499

Agora é torcer para ter ligerão em duas Copas seguidas.

2 comentários:

Rogério Dumke disse...

A linha verde eu considero uma vergonha para nós curitibanos.
Uma obra que seria razoável na década de 80, chegando em 2009 como grande atração".
Só pra constar, a linha verde reelegeu o atual prefeito em primeiro turno.
Trata-se de uma via rápida cheia de semáforos. Obra pra década de 80, como eu disse!
Enfim...

Marcelo Lisa disse...

Harry,
O prefeito de BH irá implantar em Belo Horizonte o BRT e ele sempre cita Curitiba e Bogotá como modelos que o inspiraram. Isto porque avenidas terão pista exclusiva para ônibus o que é um modelo curitibano mas talvez se use na avenida de 12 pistas que vai do centro até o Mineirão, algumas o modelo de Bogotá que usa ônibus sobre trilhos com estações no estilo tubo , que há aí e lá.Em alguns lugares daqui já há as Bus Way como na Linha Verde daqui que é uma grande via expressa que vem do aeroporto internacional de Confins até o centro( inclusive se tampou um rio poluído que passava por este trecho e se fez canteiros de flores com azaléias sobre ele além de se ganhar mais pistas ). Eu sempre gostei deste modelo de transporte curitibano apesar que aqui em BH também teremos de expandir o metrô até a Copa ,já que o trânsito é bem pesado devido aos 5 milhões de habitantes da região metropolitana junto da capital. Tomara que o sistema curitibano funcione aqui também!