quinta-feira, 1 de julho de 2010

Radares de 40 km/h.

A notícia é importante, por isso vou postar na integra, conforme saiu no site da Gazeta.

Dos sete radares que entraram em funcionamento nesta quarta-feira (30), um está causando polêmica entre os motoristas. A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) divulgou que o aparelho localizado no cruzamento das avenidas República Argentina e Água Verde registra infrações de veículos que excederem os 40 km/h. No entanto, a velocidade máxima permitida na Avenida Água Verde é de 60 km/h, o que gerou dúvidas nos moradores.

De acordo com a Urbs, a orientação é de que o motorista preste atenção nas placas que indicam a velocidade na via em que está trafegando. O veículo só será multado caso passe a mais de 40 km/h na Avenida República Argentina ou a mais de 60 km/h na Avenida Água Verde.

* Saiba mais
* Novos radares ainda não multam por avanço de sinal e parada na faixa
* Ruas de Curitiba têm 12 novos radares
* Mais 7 radares em Curitiba

Todas as avenidas que possuem canaleta de ônibus, como é o caso da Avenida República Argentina, tem velocidade máxima de 40 km/h. Já a Avenida Água Verde, onde não há canaleta, tem limite de 60 km/h. A Urbs afirma que se o motorista estiver atento e respeitar os limites de velocidade sinalizados nas ruas, não será multado.

Os outros três radares com limite de 40 Km/h estão no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua José de Alencar; esquina da Avenida João Gualberto com Rua da Glória; e cruzamento da João Gualberto com Luiz Leão.


Aparelhos em funcionamento

Com a instalação dos sete novos radares, Curitiba passa a ter 86 aparelhos em operação. Em quatro deles, o limite de velocidade é de 40 km/h. Os equipamentos começaram a ser instalados no início de abril e depois do processo de implantação concluído a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam funcionando até o final de junho.

Além de fiscalizar o limite de velocidade, alguns aparelhos estão preparados para registrar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e conversões proibidas. Até o final do processo, serão 70 equipamentos habilitados para essas funções.


Contratos

A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.

Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.


http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1019863&tit=Curitiba-passa-a-ter-quatro-radares-com-limite-de-40kmh

Nenhum comentário: