sábado, 14 de março de 2009

Catadores de papel.


Sempre ouvi falar que no Japão o imperador só se curva aos professores. Acho que isso porque lá não existem catadores de papel.

Pode ser exagero, mas se existe uma categoria que eu tenho um profundo respeito são os catadores. Não sou ecologista, nem ecochato, mas reconheço a importância que esses caras tem na reciclagem do lixo e conseqüentemente na presevação do planeta e vejo como são discriminados.

Hoje em Curitiba existem, segundo estimativas, 15 mil catadores. A renda mensal gira em torno de R$ 200,00 em um sistema de quase escravidão. O maior concorrente deles é o Lixo que não é Lixo, uma vez que os caminhões da Cavo recolhem "no atacado" enquanto os catadores fazem o trabalho de formiga. O lixo recolhido pela Cavo também é vendido, só que o $ acaba indo para custear o contrato.

Em 2003 o Projeto Olho Vivo da Fundação Cultural de Curitiba fez um documentário sobre os catadores mostrando a vida e o trabalho dessa turma. Já tive a oportunidade de assistir e vou postar aqui um pedaço que achei no youtube.

Para quem quiser mais informações sobre os catadores pode acessar o site http://www.lixoecidadaniapr.org.br .

Nenhum comentário: