domingo, 22 de março de 2009

Ruas de Curitiba

Coronel Dulcidio => Dulcídio Pereira nasceu em Curitiba no dia 22 de novembro de 1864, filho do capitão Cândido José Pereira e de Cândida da Silva Pereira. Estudou nas escolas militares do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Em 1887 atingiu o posto de Alferes e em 1890 o de Tenente.
No Paraná exerceu as funções de Chefe de Polícia e Comandante do Regimento de Segurança. Participou da Expedição do Rio Negro, do Combate do Rio da Várzea e do Cerco da Lapa, onde foi ferido, vindo a falecer no dia 08 de fevereiro de 1894.

Candido de Abreu => Cândido de Abreu nasceu em Paranaguá, em 02 de Agosto de 1856, filho de Antonio Ferreira de Abreu e Maria Cândida Guimarães. Órfão de pai ainda criança, sofreu dificuldades financeiras durante a infância. Não obstante os percalços financeiros familiares, conseguiu o grau de Engenheiro Civil. Iniciou sua carreira profissional como membro da Comissão de Exploração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Anos mais tarde prestou serviços como Inspetor de Colonização no Estado do Rio Grande do Sul e retornou ao Paraná como Diretor de Obras Públicas na Rodovia do Paraná. Durante sua trajetória de vida foi condecorado com a Ordem da Rosa pelos serviços prestados na Amazônia. Foi também nomeado Tenente-Coronel Honorário do Exército por seu envolvimento, ao lado do governo, no episódio da Revolução Federalista, na qual conduziu tropas de pica-paus no Paraná. Quando faleceu, em 22 de fevereiro de 1918, na cidade de Curitiba, fazia parte da Comissão Construtiva de Belo Horizonte. Cândido de Abreu trabalhou ainda como Deputado e Senador pelo Estado do Paraná.

General Carneiro => Antônio Ernesto Gomes Carneiro nasceu na cidade de Serro, em Minas Gerais a 19 de novembro de 1846. Seu pai era farmacêutico e este deveria seguir a mesma profissão. Contudo, durante a Guerra do Paraguai alistou-se entre os Voluntários da Pátria. Terminada a guerra ingressou na Escola Militar e em seguida na Escola de Tiro de Campo Grande. Era republicano por convicção. No entanto um de seus filhou sofreu um acidente e teve as pernas decepadas. O imperador D. Pedro II além de lhe fazer uma visita cordial, providenciou para o menino o primeiro aparelho ortopédico usado no Brasil, o que possibilitou que este voltasse a andar. Para mostrar sua gratidão, Gomes Carneiro afastou-se de seus colegas republicanos. Criou na cidade do Rio de Janeiro, um Colégio Militar para os filhos órfãos dos combatentes da Guerra do Paraguai, assim como para demais filhos de veteranos da guerra. Já na República, durante a crise que levou à renúncia de Deodoro da Fonseca, foi auxiliar de Floriano Peixoto. Com o início da Revolução Federalista (1893) foi mandado por Floriano para defender o Paraná. Organizou a resistência na cidade da Lapa, onde morreu no dia 09 de fevereiro de 1894, durante um violento combate.

Vicente Machado => Nasceu na cidade de Castro no dia 09 de agosto de 1860, filho de José Machado da Silva Lima e Ana Guilhermina Laynes Pinheiro Lima. Em 1881 bacharelou-se no Curso de Direito em São Paulo. No mesmo ano foi nomeado Promotor Público em Curitiba e, em 1882, secretário do governo de Carlos de Carvalho. Desde cedo defendeu a República e teve importante participação na formação do pensamento republicano paranaense. No decorrer de sua vida, foi professor de Filosofia no Ginásio Paranaense, Juiz Municipal e de Órfãos em Ponta Grossa, deputado provincial nos biênios 1886-87 e 1888-89 pelo Partido Partido Liberal. Com a proclamação da República, foi eleito Deputado Estadual em 1891-92, retornando entre 1896 e 1903. Em 1893 foi eleito Vice-Presidente do Estado, na gestão de Francisco Xavier da Silva. Por Por ocasião da Revolução Federalista (1893), assumiu a Presidência do Estado devido ao licenciamento do então Governador. Em seguida com a ocupação de Curitiba pelos maragatos, transferiu a capital para Castro. No dia 18 de janeiro de 1893 deixou o Governo do Estado e foi para São Paulo, somente reassumindo em 4 de maio de 1894, quando as forças federalistas já haviam sido expulsas do Paraná. Logo após reassumir foi acusado de ser o mandante da chamada "carnificina da Serra", na qual foi executado o "Barão do Cerro Azul" da qual se declarou inocente, e identificando o Governo Federal como responsável pelo ocorrido. Em 1895 foi eleito Senador da República e, em 1904, Presidente do Estado. Contudo, não conseguiu concluir o seu mandato, licenciando-se do cargo para tratamento de saúde e vindo a falecer em 3 de março de 1907.

Manoel Ribas => Manoel Ferreira Ribas nasceu em Ponta Grossa a 08 de março de 1873. Começou sua carreira política no Estado do Rio Grande do Sul como prefeito de Santa Maria. Quando desempenhava esta função foi chamado por Getúlio Vargas para exercer o cargo de Interventor Federal do Paraná. Governou, então, de 1932 a 1935 como Interventor. De 1935 a 1937 como Governador eleito pelo Congresso Legislativo e de 1937 a 1945 assumiu novamente a postura de Interventor, agora sob o regime do Estado Novo. Foi o Governador paranaense que mais tempo ficou no cargo: 13 anos. Seu governo era de cunho populista. Por muitas vezes desprezava qualquer protocolo e se fazia indiferente à Legislação. Mesmo assim, foi um governador bastante popular, sendo carinhosamente apelidado de "Maneco Facão", devido seu modo rude e simples, características que o identificavam com a população. Em seu governo deu particular atenção às construções escolares do interior do Estado e à restauração das estradas.

Visconde de Nacar => Manoel Antônio Guimarães nasceu em Paranaguá a 15 de fevereiro de 1813, filho de Maria da Luz e do Capitão Joaquim Antônio Guimarães. Foi um dos maiores comerciantes exportadores de erva-mate do Paraná e proprietário da maior casa importadora do estado. Também possuía fazendas no litoral e inúmeros imóveis em Paranaguá. Entre 1850 e 1889 foi líder do Partido Conservador e em 1851 deputado na Assembléia Provincial de São Paulo e, após a emancipação, na Assembléia Provincial do Paraná. Além disso, foi deputado geral em Paranaguá (1886 e 1889), presidente da Câmara Municipal, delegado de Polícia e comandante superior da Guarda Nacional. Em 21 de julho de 1876 foi agraciado com o título de Barão e em 1880 com o de Visconde, isso tudo após já ter recebido o Hábito de Cristo e Ter sido comendador e dignatário da Ordem da Rosa e cavaleiro imperial da Ordem do Cruzeiro. Morreu em 16 de agosto de 1893 em Paranaguá.

Bento Viana => Capitão do exército que nos idos de 1821, num episódio denominado de Conjuntura Separatista, enfrentou publicamente o juiz de fora Antônio Azevedo Melo e Costa e insistiu na necessidade da nomeação imediata de um governo provisório.

Nenhum comentário: